Notícia

Passar o favoritismo

May 13, 2016

Fotos: Victor Salgado @ FC Barcelona

Um total de 21 conquistas em 50 edições da prova, fazem sempre do todo-poderoso Barcelona o grande candidato em todas as Ligas Europeias.

Esta temporada, os blaugrana já perderam por duas vezes na prova - na fase de grupos, com o Porto em Fânzeres e no Palau - mas nem isso tira grande parte do favoritismo a uma equipa que já conquistou a Taça Continental, Supertaça de Espanha, Taça do Rei e OK Liga. A Liga Europeia seria o corolário de uma época perfeita.

Selfie dos jogadores no "Media Day"

Esta terça-feira, o emblema catalão abriu as portas à imprensa para o lançamento da Final Four da prova que conquistaram nas duas últimas temporadas. Pese toda a envolvência, histórica e das conquistas desta época, o treinador Ricard Muñoz recusou o favoritismo, apontando o anfitrião Benfica como o principal candidato, por jogar em casa e pelo valor do seu plantel. O técnico relevou em particular o ataque dos encarnados, com jogadores que são "bons rematadores e bons finalizadores", descrevendo "um rival muito poderoso", em particular jogando perante os seus adeptos.

O técnico defendeu que esta será uma Final Four muito equilibrada, vincando o valor de Oliveirense e Forte dei Marmi que afastaram respectivamente FC Porto e Vic, finalistas da temporada passada.

Sem marcar em Portugal

Esta Final Four é a terceira vez na temporada que o Barcelona joga em terreno luso. E o saldo não é favorável aos blaugrana.

A época europeia começou com a visita ao Livramento para a Taça Continental. No início de Outubro, O Sporting venceu por 2-0 e, ainda que na segunda mão no Palau, o Barcelona tivesse dado a volta (5-1) para a conquista da Taça, ficou uma primeira má passagem por Portugal.

O Barcelona conquistou a sua primeira Liga Europeia em 1973, frente ao Benfica, para um palmarés que conta 10 vitórias frente a equipas portuguesas na grande final.

No final de Novembro seguiu-se a visita a Fânzeres, casa emprestada do FC Porto. Agora para a fase de grupos da Liga Europeia, o Barcelona voltou a sair derrotado (1-0) e a não marcar golos.

Agora, na meia-final frente ao Benfica que tem início agendado para as 15h, à terceira será de vez ou as águias conseguirão replicar o feito de leões e dragões?

Inline content
Ficha Técnica
Estatuto Editorial
Contacte-nos
BackOffice
Política de Privacidade