Notícia

Europeus para hegemonia na formação

Jul 08, 2016

Quando no dia 16 de Julho terminar o Campeonato da Europa de Seniores Masculinos, as agulhas viram-se para os próximos grandes eventos continentais. E nesses, Portugal entrará para defender o título.

Mieres e Pully recebem, respectivamente, os europeus de Sub-17 e Sub-20 com Portugal a defender os títulos conquistados perante o seu público. O de Sub-17 no Luso, em 2015, e o de Sub-20 em Valongo, em 2014.

Sub-17 em Mieres...

De 4 a 10 de Setembro, decorre nas Astúrias, em Mieres, o 35º Campeonato da Europa de Sub-17.

Numa competição que contará com 10 selecções, Portugal está integrado no grupo A com Itália, Alemanha, Áustria e Andorra para uma primeira fase de onde apenas os dois primeiros, apurados para a meia-final, podem continuar a sonhar com o título que nas últimas três edições foi conquistado duas vezes por Portugal, separadas por uma conquista italiana em 2014. A selecção orientada por Nuno Ferrão irá tentar um bicampeonato que não acontece desde 2009.

No último Europeu realizado em Espanha, Portugal triunfou. Foi em 2013, em Alcobendas.

O grupo B terá Espanha, França, Suíça, Inglaterra e Israel. A Espanha é o país com mais triunfos (16), superando Portugal, que soma 13, mas o título desta prova que é anual escapa-lhe desde 2012. Entretanto, o seleccionador Ivan Sanz já anunciou os 10 escolhidos, destacando-se a escolha de cinco jogadores do Arenys de Munt. Os eleitos são Arnau Anglas, Gerard Pérez, Aleix Domenech, Alex Joseph e Miquel Grau (CE Arenys de Munt), Sergi Duch (AE Lleida), Nil Gamissans e Roc Pujadas (CP Manlleu) e Marc González e Pol Manrubia (FC Barcelona).

... e Sub-20 em Pully

Praticamente mês e meio volvido sobre o Europeu de Sub-17, entram em rinque os Sub-20 para uma prova com oito selecções que decorre entre os dias 24 a 29 de Outubro.

Na Suíça, em Pully, Portugal procurará com Luís Duarte ao leme igualar o feito de Espanha entre 1995 e 1999, a culminar também na Suíça (Genebra) uma série de cinco conquistas consecutivas. Agora com uma periodicidade de dois anos, a Selecção Nacional procura ampliar o tetra continental mas também consolidar a hegemonia total no escalão que vem desde o Europeu de 2012, a "limpar" tudo entre Europeus e Mundiais.

Portugal conquistou os quatro últimos europeus e os dois últimos mundiais.

Neste que será o 50º Campeonato da Europa de Sub-20, Portugal foi incluído no grupo A com Itália, Andorra e Inglaterra, ao passo que o grupo B conta com Espanha, França, Alemanha e Suíça. À semelhança do Europeu de seniores, todas as equipas continuam na luta após a primeira fase, servindo está "apenas" para definir o emparelhamento para os quartos-de-final.

Apesar do tetra português, a Espanha continua destacada no número de conquistas, com 23 contra 18 de Portugal.

Árbitros

Para além das Selecções Nacionais, Portugal marcará igualmente presença em Mieres e Pully noutras decisões... as arbitrais. Entre os árbitros nomeados para as duas competições continentais, Florindo Cardoso e Paulo Almeida (Sub-17) e Miguel Guilherme (Sub-20) foram os escolhidos para representar a arbitragem nacional.

Inline content
Ficha Técnica
Estatuto Editorial
Contacte-nos
BackOffice
Política de Privacidade