Notícia

Pretendentes ao trono do Barça escorregam à primeira

Sep 29, 2016

Foto de capa: Victor Salgado @ FC Barcelona

Fotos: Luis Miguel Velasco Hevia

A OK Liga arrancou no último fim-de-semana e o Barcelona já se distanciou de todos os que se perfilavam como principais candidatos a destronar o tricampeão.

É uma história que se tem repetido nas últimas duas décadas. Apesar de um campeonato competitivo, em que todos os jogos são complicados, no final ganha o Barça.

Dominador: o Barcelona venceu as três últimas edições da OK Liga. E 18 das últimas 21.

Muitos anos considerada a "melhor do Mundo", a OK Liga discutiu na temporada passada esse epíteto com o campeonato português. E esta época, passa definitivamente o testemunho, depois de perder - para Portugal - Jordi Bargalló, Ton Baliu e Sergi Miras, capitães de Liceo, Igualada e Vendrell. Tal como perdeu Carles Grau, que se assume como dono da baliza da selecção espanhola, e Ferran Font, a maior promessa do país vizinho.

Imune a estas "fugas", o Barcelona volta a partir na "pole position" para nova conquista, apenas com uma mudança. Saiu o pouco utilizado Xavi Costa (para Itália) e chegou Pau Bargalló, reconhecidamente já um dos grandes jogadores da Liga.

Barcelona 'falhou' na Supercopa, mas já parte na frente no campeonato

Na primeira jornada, os pupilos de Ricard Muñoz venceram por 2-3 em Vendrell, onde o quinto do último campeonato - conseguido sob o comando de Guillem Perez, que rumou ao Sporting - promete, agora orientado por Jordi Garcia (ex-Vilafranca) e com uma mescla de qualidade e veterania, intrometer-se como "outsider".

Para já, parte três pontos atrás do colosso blaugrana, tal como Vic (perdeu 2-1 em Lleida) ou Liceo (perdeu 6-4 em Girona). Um pouco melhor - ou menos mau - fez o Reus. Empatou 1-1 em Voltregà.

Aspirantes com portugueses

Pese ainda só se ter realizado um jogo para poder extrapolar, já se antevê que será muito complicado destronar, em regularidade, o Barcelona.

O Liceo, mais uma vez renovado por um Carlos Gil que "teima" em reinventar qualidade de jogo mesmo perdendo as suas estrelas, mostrou - na Supertaça - que é possível bater o Barcelona, mas acabou por sair derrotado na deslocação a Girona, equipa recém-promovida à OK Liga.

Henrique Magalhães

Para a nova temporada, os "verdes" recrutaram a coqueluche francesa Carlo Di Benedetto e o campeão da Europa Henrique Magalhães, que, com o campeão europeu de clubes Pedro Henriques que chega para o Reus, são algumas das importações mais sonantes da OK Liga.

O guarda-redes internacional português partiu do Benfica com Marc Torra e de Portugal com Albert Casanovas para um Reus hiper-reforçado também com Aleix Rodriguez (ex-Voltregà) e que assume a candidatura a tudo. Consiga Enrico Mariotti formar uma equipa coesa...

Outros portugueses

Henrique Magalhães e Pedro Henriques não demoraram a causar impacto em Espanha. O guarda-redes conquistou a Liga Catalã e, depois de ser fundamental na eliminação do Barcelona, disputou a final da Supertaça com o Liceo de Henrique Magalhães. A vitória sorriu aos "verdes", com Henrique Magalhães a ganhar um lugar na história: nunca o Liceo tinha ganho a Supertaça. Nesta primeira jornada da OK Liga, Pedro e Henrique foram titulares.

Pedro Henriques

Com objectivos mais modestos, Xavier Lourenço (ex-Turquel) e Tomás Castanheira (ex-Infante Sagres) actuarão às ordens do treinador Sergi Punset (ex-Candelária) em busca da manutenção do Alcoy, conseguida na última temporada apenas na derradeira jornada. Na primeira ronda desta época, o Alcoy regressou da deslocação a Alcobendas derrotado por 7-4.

Para ver por streaming

A principal novidade para esta época na OK Liga, prende-se com a implementação de um sistema de "pay-per-view", em associação com a StreamAMG, que permitirá ver todos os jogos do principal campeonato do país vizinho, bem como da Taça do Rei. A OK Liga TV estará disponível por internet, com transmissões em streaming, e terá o custo de 9.95 euros mensais (ou 37.95 euros para toda a época).

Para já, para aguçar o apetite, as emissões - que tiveram inicio neste primeiro fim-de-semana - estão disponíveis sem custos.

Inline content
Ficha Técnica
Estatuto Editorial
Contacte-nos
BackOffice
Política de Privacidade