Notícia

Final da época transacta para reeditar nas 'meias'

May 07, 2017

Benfica, Porto e Tomar apuraram-se este sábado para as meias-finais da Taça de Portugal. Na Final Four que se disputa a 24 e 25 de Junho, as águias irão defrontar os dragões, enquanto os nabantinos aguardam o desfecho - este domingo - do jogo entre Física e Parede.

Vieirinha defrontou aquela que é apontada como a sua equipa para a próxima temporada

Na Luz, no quinto embate da época entre Benfica e Barcelos, a bola até saiu dos visitantes, mas aos oito segundos, os encarnados já estavam na frente do marcador, com o patim de Luís Querido a desviar um passe de Nicolía para o fundo das redes de Ricardo Silva.

Volvidos dois livres directos desperdiçados pelos encarnados, por Adroher e Nicolía, foi novamente o Barcelos a marcar... na própria baliza. Aos 11 minutos, Reinaldo Ventura desviou um cruzamento de João Rodrigues para o fundo das redes e colocava o Benfica a vencer por dois.

Alvarinho bisou de livre directo

O Benfica pressionava mas era perdulário. O Óquei de Barcelos, na ressaca da conquista da CERS, procurava responder em contra-ataques rápidos.

A nove minutos do intervalo, a equipa de Paulo Pereira marcava enfim na baliza certa. Ainda que no remate de Alvarinho, num livre directo depois de Tiago Rafael ver azul, a bola não pareça entrar na baliza...

O intervalo chegava com a diferença mínima no marcador, que penalizava a falta de eficácia do Benfica.

Reinaldo Ventura reduziu para 4-3 com um pormenor de classe

Os encarnados, a uma semana da defesa do título europeu, voltaram a entrar determinados, e o capitão Valter Neves ampliou para 3-1 aos quatro minutos e meio. Todavia, a resposta do Barcelos não tardou. Reinaldo Ventura até falhou de grande penalidade, mas Alvarinho não desperdiçou de livre directo, voltando a reduzir para a margem mínima aos sete minutos da segunda parte.

Adroher marcou por duas vezes

No jogo do "marca e sofre", Adroher faria o 4-2 aos 11 minutos para, um minuto volvido, Reinaldo Ventura recuperar uma bola na sua meia pista e sair disparado para, em habilidade, desfeitear Trabal para o 4-3.

O passar dos minutos e a pressão encarnada causava mossa num Barcelos que jogava a quarta partida em sete dias e, a nove minutos do final, Adroher desviou para o 5-3 um remate de Nicolía do meio campo, com o argentino a mandar recado para a bancada.

Nicolía abriu e fechou as contas da partida

Desta feita, o Barcelos já não encontrou forças para reduzir. A dois minutos do final, na décima falta da equipa minhota, Nicolía fechou as contas no 6-3 final.

Em conferência de imprensa, a justiça da vitória encarnada não esteve em causa. Pedro Nunes apontou "desinspiração na finalização" para a escassa vantagem que se registava ao intervalo, enquanto Paulo Pereira lamentou os dois autogolos que o Barcelos teve de tentar anular. Sobre o que falta da época, o técnico que assumiu funções em Março ambiciona - ainda que não dependa apenas da sua equipa - chegar ao quarto lugar.

À margem do jogo, o técnico do Benfica deixou uma mensagem de apoio a Paulo Gonçalves, assessor jurídico, cujo filho foi atropelado quando andava de bicicleta na EN-3.

Clássico nas meias

Na meia-final da prova rainha, o Benfica vai defrontar o Porto que, no outro jogo grande destes quartos-de-final, venceu a Oliveirense por 7-3. Ao intervalo, registava-se um empate a três, mas o detentor do troféu foi taxativo na etapa complementar, marcando quatro golos contra nenhum do líder do Campeonato. Hélder Nunes fez um hat-trick e Gonçalo Alves bisou.

Benfica e Porto encontraram-se na final da última edição da Taça, com os dragões a vencerem por 4-2.

Tomar passa com golo de ouro

Em São João da Madeira, o Tomar carimboou a passagem num jogo emotivo. A Sanjoanense chegou a estar a vencer por 3-1, o Sporting de Tomar "virou" para 3-6, e o tempo regulamentar chegou ao fim com uma igualdade a seis no marcador.

No prolongamento, João Alves ("Joka") fez o golo do contentamento nabantino, que deixa a equipa à espera de adversário para disputar um lugar na final. O adversário do Tomar será da II Divisão, sabendo-se este domingo se será a Física ou o Parede.

Jogos relacionados

SL Benfica
6 : 3
6 Mai 16h00
OC Barcelos, SAD
FC Porto
7 : 3
6 Mai 18h00
UD Oliveirense
AD Sanjoanense
6 : 7
6 Mai 18h00
SC Tomar
AE Física D
4 : 3
7 Mai 16h30
Parede FC
SC Tomar
3 : 1
24 Jun 14h15
AE Física D
SL Benfica
0 : 10
24 Jun 18h30
FC Porto

Provas relacionadas

Taça de Portugal - Final Four
Taça de Portugal - Quartos-de-final
Inline content
Ficha Técnica
Estatuto Editorial
Contacte-nos
BackOffice
Política de Privacidade