Notícia

Penúltimo round

Jun 10, 2017

Joga-se este sábado a penúltima jornada do Campeonato Nacional da I Divisão, ainda com três equipas a almejarem o título. Benfica e Porto somam 62 pontos, mais um do que a Oliveirense, que joga na Luz a continuidade nesta emotiva corrida.

Benfica e Oliveirense jogam a partir das 17h, com transmissão directa na TVI24, e, mais ao menos por volta da hora do término desta partida, às 18h30, o Porto inicia o seu jogo em Valongo.

Duas finais

Se o Benfica tivesse vencido no Dragão Caixa, entraria este sábado em pista - independentemente do que a Oliveirense tivesse conseguido frente ao Sporting - com a possibilidade de garantir o título. Mas a derrota por 9-7 complicou as contas aos encarnados que têm pela frente duas finais.

O desaire por dois golos em casa do rival Porto até permite ao Benfica, por manter vantagem no confronto directo, depender apenas de si, mas, para não depender de um deslize dos azuis-e-brancos, a equipa de Pedro Nunes está obrigada a vencer duas finais: este sábado na recepção à Oliveirense e no próximo na deslocação a (provavelmente) Alverca para defrontar o Sporting.

Há, no entanto, um cenário que é idílico para as águias. Já este fim-de-semana, caso vençam a Oliveirense e o Porto perca em Valongo (algo que não acontece desde a última jornada de 2013/14, o que deu o título aos valonguenses), o Benfica pode festejar a conquista do tricampeonato.

À espera do deslize

O Porto tinha de vencer o Benfica para continuar na corrida ao título e cumpriu. Mas tinha de vencer por quatro ou cinco para ganhar vantagem no confronto directo e, apesar de ter estado a ganhar por três no último minuto, falhou.

Assim, Cabestany e os seus pupilos têm de esperar que Oliveirense ou Sporting pontuem nos seus jogos frente aos encarnados para poderem ter o título à disposição. Há, no entanto, mais dois pormenores a ter em conta, de seu nome Valongo e Riba d'Ave. O Porto visita este sábado o Municipal de Valongo, actual sétimo classificado que está de olho no sexto, e na última jornada recebe o Riba d'Ave que, abaixo da linha de água, precisa de pontos para a manutenção.

No âmbito da crença

No final da partida com o Sporting, o desânimo nas hostes da Oliveirense era indisfarçável. A derrota com o Sporting por 6-7, já conhecendo o desfecho do Clássico entre Porto e Benfica, impediu que a equipa orientada por Tó Neves se isolasse e passasse a depender de várias circunstâncias para conquistar o título. Desde já, tem de vencer o Benfica, e tem de esperar por um deslize do Porto.

Ausência por castigo de João Souto em rinque fez-se sentir frente ao Sporting

O jogo deste sábado com o Benfica é mesmo decisivo para a Oliveirense. Os encarnados viajaram como "anjo da morte" ao Dragão podendo afastar com uma vitória matematicamente o Porto do título e voltam a ter esse "poder" frente à equipa de Oliveira de Azeméis, que até venceu na última deslocação à Luz, por 7-9. Foi no fecho da última edição do Campeonato Nacional e o Benfica já tinha o título garantido.

Entretanto esta época, a Oliveirense tem mais duas razões almejar nova vitória na Luz: bateu os encarnados na Elite Cup (jogo do terceiro e quarto lugar, 1-6) e na primeira volta do Campeonato (4-2), perante o seu público, "roubando" à 12ª jornada os primeiros pontos ao bicampeão nacional.

Jogos relacionados

SL Benfica
7 : 6
10 Jun 17h00
UD Oliveirense
AD Valongo
1 : 4
10 Jun 18h30
FC Porto
Inline content
Ficha Técnica
Estatuto Editorial
Contacte-nos
BackOffice
Política de Privacidade