Notícia

Categóricos frente a França, lusos defrontam anfitrião nas 'meias'

Aug 04, 2017

Depois da Espanha ter vencido a Itália por 5-4 e ter garantido o primeiro lugar no grupo A à penúltma jornada, o embate entre Portugal e França foi o prato forte do fecho da fase de grupos.

A França, com os mesmos nove pontos de Portugal, entrava em rinque com vantagem nos golos e a precisar de apenas um empate para evitar o confronto com a actual campeã (Espanha) nas "meias". Mas cedo as aspirações gaulesas começaram a esfumar-se...

Diogo Abreu abriu o marcador aos três minutos e ampliou a meio da primeira parte. E José Gonçalves fez igual e bisou também, elevando para quatro a vantagem lusa no recolher aos balneários.

Com o golo de Diogo Barata [na foto de capa] frente à França, já todos os jogadores de pista portugueses marcaram. José Gonçalves, num total de sete vezes, marcou em todos os jogos.

Esperava-se a reacção da França na segunda parte, mas as operações foram sempre controladas pelos portugueses às ordens de Nuno Ferrão. Nos primeiros cinco minutos da etapa complementar, Diogo Barata - a estrear-se a marcar no Europeu - e Miguel Fortunato "mataram" definitivamente as esperanças do adversário e o jogo, para Gustavo Pato, já no último minuto, fixar o resultado final num expressivo, e inesperado, 7-0.

No outro jogo do grupo B, a Suíça venceu a Áustria por 1-3, margem insuficiente para destronar Andorra do 3º lugar.

Surpresa israelita... mas sem consequências

No grupo A, houve surpresa com a Inglaterra a ser derrotada por Israel por 1-3. Os ingleses adiantaram-se no marcador aos dez minutos, mas ao intervalo já perdiam. E, na etapa complementar, sem que as instruções de José Carlos Amaral tivessem o melhor seguimento em pista, Aviv Heronian confirmou uma grande vitória para o seleccionado israelita. Ainda assim, a Inglaterra segurou o terceiro lugar no grupo, enquanto, com os mesmos três pontos, a Alemanha terminou em quarto e Israel em quinto.

Israelitas venceram Inglaterra, mas não escaparam ao último lugar.

Já o jogo da Espanha foi um passeio... Ao intervalo, a selecção de Ivan Sanz já vencia por 10-1, chegando - em gestão, a pensar nas "meias" - a um pesado 13-1 final em que se destacam os hat-tricks de Pere Urpi e Sergi Garcia.

Fase final

Em Fanano, segue-se a fase final nos derradeiros dois dias de competição. Os 9º e 10º lugar serão decididos a duas mãos entre Israel e Áustria. Para os 5º a 8º lugares disputa-se uma primeira eliminatória (uma espécie de "meias") entre Alemanha e Andorra e entre Inglaterra e Suíça, com os vencedores a poderem, este sábado discutir o importante 5º lugar, primeiro atrás dos "habitués" dos lugares cimeiros.

Na discussão mais importante, a do título, a Espanha defronta a França a partir das 19h locais e Portugal tem pela frente a anfitriã Itália (que descansou esta quinta-feira), a partir das 21h, numas meias-finais que prometem intensidade.

No rescaldo da fase de grupos, a Espanha termina com o melhor ataque (35 golos marcados) e Portugal com a melhor defesa (dois golos sofridos). Os espanhóis Pere Urpi e Sergi Duch lideram nos melhores marcadores, com oito golos cada.

A França quererá apagar a má imagem do jogo frente a Portugal, mas tem pela frente uma Espanha que é "só" a vigente campeã europeia e que terminou a primeira fase com o melhor ataque (35 golos).

A Itália foi concludente nos primeiros jogos, mas "falhou" contra a Espanha. Apesar da derrota, ficou a capacidade transalpina para recuperar de um 5-1 para um 5-4 final que, apesar de tudo, dá mostras de valor. Defronta agora Portugal, melhor defesa da prova com apenas dois golos sofridos.

Sabia que...

... o "mercado" nos Sub-17 também é agitado?

Para além da mediática partida de Alejandro Edo do Porto para Barcelona, há outros internacionais a mudarem de ares.

Tiago Freitas e João Pedro Pereira partem de Valongo rumo a Lisboa e ao Sporting de Gustavo Pato, enquanto Lucas Santos deixa o Turquel para reforçar o Benfica de Miguel Fortunato.

Inline content
Ficha Técnica
Estatuto Editorial
Contacte-nos
BackOffice
Política de Privacidade