Notícia

Portugal é tri!

Sep 01, 2017

A selecção portuguesa de Sub-20 conquistou o Campeonato do Mundo do escalão pela terceira vez consecutiva, vencendo na final a Espanha por 0-2.

Portugal entrou mais ofensivo, com a Espanha a responder em ataques rápidos. A selecção orientada por Luís Duarte criava mais perigo, mas a primeira grande oportunidade foi para a Espanha, que, aos 10 minutos, dispôs de uma grande penalidade. A especialidade tinha valido o apuramento da selecção de Sergi Macià para a final, marcando todos os três "penaltis" necessários para afastar a Itália, mas Tiago Rodrigues evitou o golo de Albert Bigas.

A selecção portuguesa continuava por cima, mas a Espanha voltou a assustar num remate cruzado ao poste. A justiça - sempre relativa no que ao desporto diz respeito - chegou já nos três minutos finais da primeira parte. Uma grande penalidade assinalada a favor da selecção das quinas deu a oportunidade a Gonçalo Nunes e, mesmo entrando Xavier Arcas para o lugar de Zapater, o campeão do Mundo de Vilanova não desperdiçou, para confirmar a regra... como em todos os jogos desta prova, Portugal recolheu ao balneário na frente do marcador.

A selecção portuguesa forçou a Espanha a um nulo nos primeiros 25 minutos, devendo muito à boa organização defensiva, mas também à boa prestação de Tiago Rodrigues. E o capitão, tal como Nunes, campeão em 2015, voltou a mostrar segurança aos cinco minutos da etapa complementar, em nova grande penalidade, desta feita com Alex Joseph a tentar - em vão - converter.

Era a Espanha que tinha de correr atrás do resultado, mas - ainda com muito tempo - as instruções de Macià eram de cautela, temendo o contra-ataque português. Com o passar dos minutos, "la Roja" tentou pressionar mais alto e acumulou faltas. Depois da nona, cederam um pouco e com poucos segundos para jogar, e no desespero espanhol - sem guarda-redes e com cinco jogadores de pista -, Gonçalo Meira matou o jogo e deu início à festa portuguesa.

Em oito edições da prova, este é o quarto título mundial de Portugal depois das conquistas de 2003 (Uruguai), 2013 (Colômbia) e 2015 (Catalunha). A Espanha soma três títulos e a Argentina um.

"Seniores" levam Itália ao pódio

O primeiro dia de Setembro foi o último do Campeonato do Mundo de Sub-20, tendo ficado definida a classificação final.

Depois do amargo afastamento nas grandes penalidades na meia-final com a Espanha, a Itália garantiu o terceiro lugar com uma vitória sobre a Argentina por 6-5.

Danilo Rampulla adiantou cedo os argentinos, mas os inevitáveis Compagno (por duas vezes) e Gavioli - que vestirão a "azzurra" também no Mundial de Seniores - viraram o resultado ainda na primeira parte. Na segunda parte, os italianos estiveram a vencer por 5-2 (com mais dois golos de Gavioli), mas os argentinos reagira, chegando à margem mínima. Compagno fez o sexto e garantiu a vitória, pese a Argentina ter voltado a reduzir.

Na disputa pelo quinto lugar, o Chile venceu a Colômbia de André Torres por 1-6, enquanto na discussão pelo sétimo lugar, a França levou a melhor sobre a Inglaterra, mas de forma inesperadamente tangencial, por 3-4.

Inline content
Ficha Técnica
Estatuto Editorial
Contacte-nos
BackOffice
Política de Privacidade