Notícia

Cimeiras do G4 arrancam em Oliveira de Azeméis

Dec 20, 2017

O próximo mês do calendário hoquístico encerra em si a primeira volta de um mini-campeonato que a maioria aponta como decisivo na corrida ao título.

Devido ao condicionamento imposto em sorteio, de que os quatro primeiros da última temporada - e assumidos candidatos ao título desta, chamemos-lhe "G4" - só se podem defrontar nas derradeiras cinco jornadas de cada volta, só agora Porto, Benfica, Oliveirense e Sporting medirão forças em confronto directo, a começar na deslocação das águias desta quarta-feira a Oliveira de Azeméis.

Embate entre Oliveirense e Benfica é o primeiro dos 12 entre os quatro primeiros classificados da última temporada

Passado o derradeiro duelo da primeira volta deste "mini-campeonato", existirão oito jornadas até novo reencontro - pelo menos para o Campeonato - entre o G4, marcado para a 22ª jornada. Será a 5 de Maio, uma semana antes da Final Four da Liga Europeia, terminando o campeonato a 9 de Junho.

Sporting na frente e na expectativa

Parte na pole desta corrida particular o Sporting, que com nove vitórias em nove jornadas, será espectador atento do embate entre Oliveirense e Benfica que fecha a nona jornada.

Líder à condição, o Sporting soma 27 pontos, contra 24 do Porto. Com menos um jogo, o Benfica tem também 24 e a Oliveirense 22.

A liderança isolada dos leões no Natal acontecerá apenas se o eterno rival não somar os três pontos em Oliveira de Azeméis. Mas, mesmo que tal não aconteça, voltam a espreitar a oportunidade de se isolarem na próxima semana e entrar em 2018 destacados. É que a fechar o ano - dia 30 - há Clássico entre Benfica e Porto, enquanto o Sporting visita um Paço de Arcos que jogará, por acordo entre os clubes, sem os seus dois jogadores mais influentes, Gonçalo Nunes e André Centeno, cedidos pelos verde-e-brancos ao emblema da Linha.

Dois "deslizes"

Sporting e, em caso de vitória esta quarta-feira, Benfica podem terminar a nona jornada destacados, desde logo devido a uma oitava jornada em que Porto e Oliveirense perderam pontos.

Ainda que fora do circuito dos confrontos entre os quatro assumidos candidatos, as tarefas eram à partida complicadas. O Porto perdeu em Barcelos (3-2), onde mais nenhum dos candidatos ainda foi, e a Oliveirense empatou a cinco em Viana do Castelo, onde, por exemplo, Benfica e Sporting ganharam por tangenciais 2-3.

Sporting tem a melhor defesa, com apenas 10 golos sofridos, e o Porto o melhor ataque, com 67 marcados. Gonçalo Alves é o melhor marcador, com 18 tentos.

Para já, frente às restantes 10 equipas, o G4 somou 97 de 102 pontos possíveis (95.1%), quando o ano passado, descontando as partidas com o Riba d'Ave, terminou a temporada com 92.1% de aproveitamento. De realçar que, fora dos confrontos entre os quatro, a Oliveirense não perdeu qualquer ponto em 2016/17 (o Porto perdeu três, Benfica quatro e Sporting 10), tendo sido de sobremaneira penalizadora para a equipa de Tó Neves a fase de confrontos directos.

O mini-campeonato de 2016/17

A classificação do mini-campeonato a quatro da pretérita temporada - com os mesmos protagonistas - foi praticamente o espelho da classificação do Nacional. Entre o G4, o Porto somou um total de 11 pontos em 18 possíveis, o Benfica somou 10, o Sporting 8 e a Oliveirense "apenas" quatro.

Em 2016/17, a vitória do Sporting em Oliveira de Azeméis foi a única fora-de-portas entre o G4

A recepção da Oliveirense ao Sporting ditou a excepção à regra de não nenhum dos quatro perder perante o seu público e da classificação final do Campeonato ser decalcada desta "reduzida". No Nacional, a Oliveirense foi terceira e o Sporting quarto.

Elite Cup

O G4 já se encontrou esta época. Na Elite Cup, ainda em pré-temporada, houve quatro dos seis confrontos possíveis, ficando a faltar apenas um Clássico entre Benfica e Porto e o duelo entre Oliveirense e Sporting.

O Benfica conquistaria a segunda edição do troféu com vitórias sobre Oliveirense (7-3) e Sporting (1-4), enquanto, num registo diametralmente oposto, o Porto as duas partidas. Com o Sporting por 3-4, no desempate por grandes penalidades, e com a Oliveirense por 2-5, este na ingrata disputa dos 3º e 4º lugares.

Jogo desta quarta-feira será entre o detentor da Taça Continental e o da Taça Intercontinental, depois de ambas derrotarem o Reus na decisão

Agora, Oliveirense e Benfica reencontram-se. Em Oliveira de Azeméis, em 2016/17 a Oliveirense venceu o Benfica por 4-2, em 2015/16 houve empate a quatro e a última vitória encarnada em Oliveira de Azeméis remonta a 28 de Fevereiro de 2015... dia de aniversário das águias.

O primeiro dos duelos do G4 está agendado para as 21h15 desta quarta-feira com transmissão em directo na TVI24. O canal de Queluz já garantiu também a transmissão do Clássico entre Benfica e Porto, a 30 de Dezembro, pelas 18h.

Mini-Campeonato do G4

1ª volta

Oliveirense - Benfica, 20.Dez (9ª jornada)

Benfica - Porto, 30.Dez (10ª)

Sporting - Benfica, 6.Jan (11ª)

Oliveirense - Porto, 6.Jan (11ª)

Porto - Sporting, 17.Jan (12ª)

Sporting - Oliveirense, 20.Jan (13ª)

2ª volta

Benfica - Oliveirense, 5.Mai (22ª jornada)

Porto - Benfica, 19.Mai (23ª)

Benfica - Sporting, 26.Mai (24ª)

Porto - Oliveirense, 26.Mai (24ª)

Sporting - Porto, 2.Jun (25ª)

Oliveirense - Sporting, 9.Jun (26ª)

Jogos relacionados

UD Oliveirense
4 : 4
20 Dez 21h15
SL Benfica

Provas relacionadas

Campeonato Nacional da I Divisão - Campeonato
Inline content
Ficha Técnica
Estatuto Editorial
Contacte-nos
BackOffice
Política de Privacidade