Notícia

Europeu em Espanha

Feb 05, 2018

Depois do oficializar do "passo atrás" de Itália no que ao Campeonato da Europa diz respeito, o Comité Europeu (CERS-RH) não tardou em apresentar alternativa, actualizando o seu calendário de provas com a informação de que o 53º Europeu será realizado, de 15 a 21 de Julho, sob alçada da Real Federação Espanhola de Patinagem.

Apesar de Reus, depois de ter recebido em Dezembro a Taça Intercontinental, ainda estar na "luta" pela organização do mais importante certame europeu de selecções de Hóquei em Patins, há rumores de que a Corunha já a terá garantido junto da sua federação, faltando apenas a confirmação oficial desta.

A confirmar-se, este seria o primeiro Campeonato da Europa a realizar-se na Galiza, segundo pólo mais importante do hóquei patinado espanhol depois da Catalunha. O Europeu teve lugar oito vezes em Espanha, sendo que quatro foram em Barcelona (Catalunha), duas em Oviedo (Astúrias), uma em Bilbau (País Basco) e uma em Alcobendas (Madrid).

Na última edição realizada em Espanha foi a Itália que saiu vencedora

Alcobendas recebeu a última edição da prova realizada em território espanhol, em 2014, com a Itália a sagrar-se campeã, contrariando o favoritismo ibérico e negando a Espanha o oitavo (!) título consecutivo. Antes, nas edições realizadas em território espanhol, a "selecção da casa" ganhara cinco vezes e Portugal duas (1967 e 1987).

Pese não ter recebido nenhum Europeu, a Galiza já recebeu três Campeonatos do Mundo, dois deles na Corunha. Em 1972 saiu vencedora a Espanha e em 1988 a Itália conquistou o seu terceiro de quatro títulos mundiais. Ainda na Galiza, mas em Vigo, teve lugar o Mundial de 2009, que culminaria no terceiro título do recente e inédito "penta" espanhol em mundiais.

Outros palcos

Entretanto, ultimam-se também pormenores para a atribuição definitiva da organização dos Europeus de Sub-17 e de Seniores Femininos.

O Europeu de Sub-17 (2 a 8 de Setembro) terá lugar em Itália e Correggio é apontado como a possibilidade mais forte, enquanto para o Europeu Feminino, que se realizará em Portugal (8 a 13 de Outubro), é Sesimbra que está na frente da corrida. Faltará "apenas" um acordo com a edilidade daquela localidade piscatória para concretizar a mudança de piso.

Inline content
Ficha Técnica
Estatuto Editorial
Contacte-nos
BackOffice
Política de Privacidade