Notícia

Penúltima jornada de decisões... ou não

Feb 16, 2018

Joga-se este sábado a quinta e penúltima jornada da fase de grupos da Liga Europeia, principal competição de clubes do Velho Continente e do Mundo.

Apurados para os quartos-de-final estão "apenas" Reus, Porto e Barcelona, faltando preencher cinco vagas e definir as posições finais de praticamente todos os apurados... a excepção é o Porto, que já garantiu o primeiro lugar do grupo B.

Nesta ronda, poderão ficar conhecidos todos os apurados, ou ficar ainda muito em aberto para a derradeira jornada, que se joga a 10 de Março. Os quartos-de-final, antecâmara da Final Four, jogam-se a duas mãos, a 24 de Março e 7 de Abril.

Grupo A

No grupo A, o vigente campeão europeu já garantiu o apuramento para os quartos-de-final. O Reus desloca-se nesta jornada a Viareggio e a vitória em terras transalpinas carimba o primeiro lugar. O empate também servirá aos catalães, que na derradeira jornada recebem a frágil equipa do Iserlohn.

No entanto, em Itália, a equipa onde pontifica Reinaldo Ventura também deseja os três pontos, que lhe garantirão o apuramento para os "quartos" à frente da Oliveirense, antes de se deslocarem a Oliveira de Azeméis.

O Reus já está nos "quartos", onde seguirá em defesa do título

A Oliveirense, finalista nas duas últimas edições da prova, atenta ao que se passará em Itália, joga na Alemanha com o Iserlohn, que ainda não somou qualquer ponto. Só a vitória interessa... e que o Viareggio não vença.

Reus e o outro apurado defrontarão os apurados do grupo D, a decidir entre Liceo, Sporting e Lodi.

Grupo B

O grupo B foi um passeio para o Porto, que já garantiu não só o apuramento para a fase seguinte, como o primeiro lugar do grupo.

Atrás dos dragões, os franceses do La Vendeene recebem o Follonica e, se vencerem, passam para segundo lugar... mas ainda têm de jogar na última jornada no Dragão para poderem realizar um apuramento histórico de uma equipa gaulesa.

Já os italianos do Follonica podem garantir o apuramento se vencerem em França, ficando muito perto do objectivo se empatarem, dado que - sem dependerem de terceiros - lhes bastará na última jornada, na recepção ao Vic, um empate.

Com Porto já apurado, o outro lugar de apuramento do grupo B será para Follonica, única equipa italiana a vencer a Liga Europeia, ou La Vendeenne

O Vic, já arredado da questão do apuramento, recebe nesta ronda o Porto, que nos quartos-de-final defrontará o segundo do grupo C. O Barcelona já está apurado e a outra equipa a seguir em frente será o Forte dei Marmi ou o Benfica, mas as posições das três equipas ainda estão totalmente por definir.

Grupo C

No grupo C, o Barcelona - só com vitórias - já está apurado e, independentemente do resultado dos catalães em Itália, se a lógica imperar na Suíça, a discussão pela outra vaga só terá ponto final na derradeira jornada na Luz, na partida entre os "candidatos" Benfica e Forte.

O Barcelona apresenta-se em Forte dei Marmi sem o castigado Gual e em busca de uma vitória que lhe garanta desde já que não defronta o Porto nos quartos-de-final. Para não depender do resultado da partida entre Forte e "Barça", o Benfica terá de cumprir em Montreux.

Barcelona joga sem Gual em Itália, mas determinado a vencer... para evitar o Porto

Caso - como se perspectiva - os encarnados vençam, passam a somar sete pontos, tantos como o Forte dei Marmi do reforço leonino, Gonzalo Romero. Caso os italianos vençam ou empatem, destacam-se e podem depois "jogar para o empate" na Luz.

Grupo D

No grupo D, o Lodi voltou a sonhar depois da vitória na recepção ao Sporting e Nuno Resende, Luís Querido e Gonçalo Pinto visitam a Corunha esperançosos em novo resultado positivo. É que, neste grupo, tudo pode ficar já decidido ou tudo pode ficar adiado.

Porto e Barcelona só têm vitórias. Reus, Viareggio e Liceo ainda não perderam. E Iserlohn, Montreux e Quevert ainda não pontuaram.

Caso o Sporting vença o Quevert em França e o Lodi não some os três pontos, os leões seguem em frente com o Liceo. Mas, se os italianos concretizarem uma vitória - que não deixaria de ter o seu quê de surpresa - no provável palco do próximo Europeu, tudo fica para resolver na derradeira jornada. Nessa última ronda, o Lodi recebe o Quevert e, num duelo de "verdes", o Liceo joga no João Rocha.

Os dois primeiros do grupo D defrontarão nos quartos-de-final Reus e o outro apurado do grupo A (Viareggio ou Oliveirense).

Provas relacionadas

Liga Europeia - Fase de grupos
Inline content
Ficha Técnica
Estatuto Editorial
Contacte-nos
BackOffice
Política de Privacidade