Notícia

Sporting apurado, Oliveirense e Benfica decidirão em casa

Feb 18, 2018

Sporting juntou-se a Porto nos quartos-de-final, Oliveirense e Benfica decidirão em casa o seu futuro na prova.

Foi uma vitória pela diferença mínima, mas suficiente. O Sporting venceu, em França, o Quevert por 0-1, com o único tento do jogo a ser apontado por Pedro Gil à entrada do minuto final. Conjugado com o empate a um do Lodi na Corunha, onde os italianos tinham vencer para não contarem com um deslize dos leões, o Sporting regressa aos quartos-de-final da mais importante prova europeia de clubes.

Há 29 anos que o Sporting não chegava aos "quartos" da mais importante prova europeia de clubes.

A equipa orientada por Paulo Freitas logra um feito que não alcançava desde 1988/89, ano em que alcançou a final da então Taça dos Campeões Europeus, sendo derrotada a duas mãos (ainda não havia Final Four) pelo Noia.

Por discutir no grupo D está ainda o primeiro lugar do grupo. O empate frente ao Lodi garantiu o apuramento ao Liceo, que na última jornada se desloca ao João Rocha. Os galegos têm um ponto de vantagem na classificação e basta-lhes um empate como o da primeira volta (1-1) para segurarem o primeiro lugar e evitarem o actual campeão europeu, Reus.

Reus, Porto, Follonica, Barcelona, Liceo e Sporting estão apurados. Viareggio, Oliveirense, Benfica e Forte dei Marmi são os candidatos às duas vagas que restam.

No grupo A, o Reus venceu em Viareggio (2-4) e, de uma "cajadada", garantiu a vitória no grupo A e permitiu à Oliveirense continuar com o apuramento para os "quartos" em mira.

A equipa de Oliveira de Azeméis foi categórica na Alemanha, vencendo o Iserlohn por 0-9, e receberá no Salvador Machado, na última jornada da fase de grupos, os "bianconeri" do Viareggio. Só a vitória valerá o apuramento à equipa que foi finalista das duas últimas edições da prova, defrontando depois o segundo do grupo de Liceo e Sporting.

No grupo B, o Porto perdeu os primeiros pontos na prova, com um empate frente ao já afastado Vic. Para os catalães, depois do afastamento prematuro, havia muito de questão de honra em jogo, e não desiludiram os adeptos "vigatans". Um empate a quatro foi um resultado final de um jogo que em nada mexe com as contas do apuramento. O Porto já tinha garantido o primeiro lugar do grupo e irá defrontar quem se apurar de Benfica e Forte dei Marmi, no grupo C.

Barcelona é a única equipa só com vitórias ao fim de cinco jornadas da fase de grupos.

Jogo verdadeiramente importante para as contas, aconteceu em La Vendée. O La Vendeenne recebeu o Follonica com a ambição de continuar a sonhar com uma passagem que seria histórica, mas acabaria por claudicar frente à "squaddra" que tem à frente apenas o treinador campeão europeu, Enrico Mariotti. O Follonica venceu por 5-8 e estará nos "quartos". Mas o caminho para uma (improvável) repetição da conquista da Liga Europeia passa por um embate a duas mãos com o Barcelona...

E o Barcelona, depois do empate do Porto em Vic, passou a ser a única equipa só com vitórias na prova. Os blaugrana venceram em Forte dei Marmi por 2-4 e garantiram o primeiro lugar do grupo C, num jogo apitado apenas por Paulo Rainha. Miguel Guilherme, que iria fazer dupla com Rainha, não conseguiu voar por problemas no seu bilhete, problemas esses imputados pelo Comité Europeu (CERS-RH) ao clube visitado, que estará agora sob alçada disciplinar.

Jogos decisivos para o apuramento jogam-se a 10 de Março em Portugal, com italianos. A Oliveirense recebe o Viareggio e o Benfica recebe o Forte dei Marmi.

No outro jogo do grupo C, o Benfica cumpriu em Montreux com uma vitória clara por 4-11, bastando-lhe um empate na última jornada, na recepção ao Forte, para passar aos "quartos"... onde o espera o Porto. O Forte dei Marmi, que esteve na Luz na Final Four da Liga Europeia de 2016, terá de vencer para seguir em rente na prova.

A derradeira jornada da fase de grupos da Liga Europeia está agendada para 10 de Março, com excepção do embate entre Barcelona e Montreux, atempadamente antecipado para uma semana antes.

Resultados da 5ª jornada

Grupo A

Viareggio 2-4 Reus

Iserlohn 0-9 Oliveirense

Grupo B

Vic 4-4 Porto

La Vendenne 5-8 Follonica

Grupo C

Montreux 4-11 Benfica

Forte dei Marmi 2-4 Barcelona

Grupo D

Liceo 1-1 Lodi

Quevert 0-1 Sporting

Quartos-de-final (primeira mão)

Sporting/Liceo vs Reus

Benfica/Forte vs Porto

Follonica vs Barcelona

Viareggio/Oliveirense vs Liceo/Sporting

Provas relacionadas

Liga Europeia - Fase de grupos
Liga Europeia - Quartos-de-final
Inline content
Ficha Técnica
Estatuto Editorial
Contacte-nos
BackOffice
Política de Privacidade