Diário

Hóquei Diário / 16 de Maio de 2018

May 16, 2018

Emanuel Garcia na Oliveirense

O Jogo garante na sua edição desta quarta-feira que o argentino Emanuel Garcia vai reforçar a Oliveirense.

Actualmente segundo melhor marcador do Campeonato, com 35 golos, Emanuel regressou a Portugal no último defeso e não tardou em mostrar na Juventude de Viana todos os atributos que já lhe eram reconhecidos e que o levaram a conquistar o "deca" portista depois de ter chegado, aos 16 anos, à formação dos dragões.

Sairia para Itália e fez "escala" em Espanha, no Igualada, antes de vir para Viana pela mão do "velho conhecido" Renato Garrido. O mesmo que agora, tendo assumido o comando técnico da Oliveirense, "convence" Emanuel, de 34 anos, a mudar de ares e a lutar por outros objectivos.

Emanuel Garcia reforçará a Oliveirense a par de Marc Torra (Reus), Jorge Silva (Porto), Xavi Barroso (Barcelona) - todos presentes na Final Four da Liga Europeia do passado fim-de-semana - e, ao que apontam alguns rumores, João Almeida (Barcelos).

Lodi vence e tem três 'match-points'

O Lodi venceu o Forte por 2-1 e ficou a uma vitória de renovar o título italiano.

A equipa orientada pelo português Nuno Resende adiantou-se ainda na primeira parte com um golo de Andrea Malagoli e dilatou a vantagem, já na etapa complementar, com um tento de Alessandro Verona. Davide Motaran ainda reduziu, mas a vitória já não escaparia aos detentores do troféu.

Numa final disputada à melhor de cinco, fica a faltar apenas uma vitória ao Lodi, que terá três oportunidades para tal. O terceiro jogo desta final, que em caso de vitória "gialorossi" vale desde logo o título, está agendado para próximo sábado, dia 19, em Lodi.

Última montra para os Europeus

A Federação de Patinagem de Portugal anunciou esta terça-feira os convocados para o terceiro e último centro de treino - a 21 e 22 de Maio, no Luso - tendo em vista os Campeonatos da Europa de Sub-20 e Sub-17.

O seleccionador de ambos os escalões, Nuno Ferrão, elaborará depois a lista de pré-convocados para o estágio final antes das competições em que Portugal defende o título. O Europeu de Sub-20 realiza-se em Viana do Castelo e o de Sub-17 em Correggio, Itália, ambos no próximo mês de Setembro.

Os eleitos para este último Centro de Treino são:

Sub-20

Alejandro Edo (Barcelona), António Trabulo (Braga), Bernardo Mendes, Carlos Ramos, Diogo Abreu e Gonçalo Neto (Valongo), Frederico Neves (Alverca), Hugo Santos e João Maló (Benfica), João Lima e José Miguel Gonçalves (Porto) e Tiago Freitas e Tomás Pereira (Sporting)

Sub-17

Carlos Dias, Miguel Afonso, Rafael Pacheco e Rodrigo Martins (Porto), Diogo Barata, Gabriel Azevedo e Gonçalo Bento (Valongo), Gonçalo Gomes, João Abreu e Rodrigo Vieira (Sporting), Lucas Santos (Benfica), Rafael Oliveira (Gulpilhares) e Vasco Pereira (Académica)

Mirko, treinador... e (ainda) jogador

Mirko Bertolucci vai ser treinador-jogador do Correggio na próxima temporada.

O veterano jogador já anunciara a sua saída do Viareggio e o seu novo projecto foi agora conhecido, indo orientar o Correggio na séria A2 (segunda divisão) do hóquei patinado italiano. E, apesar dos 46 anos, ainda sem descalçar os patins.

Mirko tem uma carreira recheada de títulos e deixou saudades por onde passou. Como em Barcelos, onde contribuiria para a conquista do último campeonato ganho pelos barcelenses, em 2001.

Em Dezembro de 2015, a carreira de Mirko foi dada como terminada, por problemas cardíacos. Mas regressou, às ordens do irmão, Alessandro, companheiro de muitas batalhas. E na temporada passada apontou 23 golos, somando mais 18 nesta, só para a Legahockey, tendo também sido decisivo na caminhada do Viareggio até à final da Taça CERS do ano passado, onde perderia para o "seu" Barcelos.

O Correggio, que chegara à Legahockey em 2016, somou apenas 10 pontos na fase regular da prova, não indo além do 13º lugar entre 14 equipas. A temporada terminou com o chileno Pablo Jara - a figura da equipa a par do espanhol Kilyan Aguilar - como treinador-jogador, sem conseguir evitar a relegação, mas a equipa esteve a um passo da Final Four da Taça CERS. Cairia em Voltregà, com uma tangencial derrota por 4-3 depois de um empata a seis em Itália.

Inline content
Ficha Técnica
Estatuto Editorial
Contacte-nos
BackOffice
Política de Privacidade