Notícia

Benfica e Porto reencontram semi-finalistas

Sep 07, 2014

Teve lugar este sábado o sorteio das competições europeias, com a Liga Europeia, prova máxima do calendário europeu de clubes, a concentrar a maior curiosidade.

Com Barcelona (grupo A), Valongo (B), Forte dei Marmi (C) e Porto (D) como cabeças de série e a condicionante de não saírem duas equipas do mesmo país num mesmo grupo, já se sabia que entre Benfica e Juventude de Viana, um calharia no grupo do actual campeão.

Fernando Graça, presidente do CERH, explica funcionamento do sorteio

E a sorte ditou que o Benfica voltasse a encontrar o Barcelona, agora numa fase de grupos. Logo na primeira jornada, a 18 de Outubro, o Benfica regressa ao Palau Blaugrana, na reedição de uma das meias-finais da última época, que terminou com o coroar da equipa comandada por Ricard Muñoz. O grupo A fica completo com os italianos do Bassano e os franceses do Quevert. O presidente da secção encarnada, José Trindade, acredita na passagem. "Estamos num grupo muito equilibrado mas em que eu acho que o Benfica tem todo o potencial para estar nos quartos-de-final", analisou. "E vamos ver se conseguimos passar em primeiro lugar e, em função disso, que cruzamentos poderão acontecer", acrescentou confiante.

Josep Ramon Vidal-Abarca esteve no sorteio a representar o Barcelona e confessou que preferia a Juventude de Viana. "Preferia, mas não é problema. A equipa está preparada e temos estado a trabalhar muito bem na pré-temporada", informou. "O objectivo é ganhar", declarou.

José Trindade dita o grupo de uma das equipas sorteadas

No grupo B, o Valongo ficou com a companhia de Vic, Breganze e Genève. O principal favorito à vitória no grupo será um reforçado Breganze onde o treinador Guillem Cabestany e o atacante Jordi Adroher se juntaram aos campeões da Europa Mattia Cocco e Riccardo Gnatta mas também aos bem conhecidos Sérgio Silva e Cacau para conquistarem Itália e a Europa. O Vic de Ferran Pujalte conta com o guarda-redes Carles Grau e Mia Ordeig como principais figuras para atacar a qualificação, enquanto o Genève, onde o mais internacional dos jogadores portugueses, Pedro Alves, é jogador-treinador, espreita a surpresa.

No grupo C, a Juventude de Viana terá uma tarefa hercúlea para "roubar" um dos dois lugares de qualificação ao Forte dei Marmi de Pedro Gil ou ao Liceo de Jordi Bargalló. Os alemães do Herringen pouco poderão fazer contra três equipas significativamente mais fortes.

A representar a Juventude de Viana no sorteio este Francisco Cruz. "Neste tipo de sorteio é sempre complicado", referiu. "Os objectivos da Juventude de Viana são chegar o mais longe possível", admitiu, ainda que a principal prioridade seja outra. "Não é a grande aposta da Juventude de Viana mas é uma frente muito importante também para divulgar a região", especificou. Os vianenses escaparam ao campeão Barcelona e ficaram no grupo do Forte. Mais fácil? "O sorteio foi mais amigo, mas também é sempre complicado com uma deslocação à Alemanha e à Corunha. Vamos trabalhar e o que se conseguir alcançar é sempre positivo", concluiu.

Josep Ramon Vidal-Abarca, representante do Barcelona

À semelhança do grupo A, também no grupo D vai haver reedição das meias-finais da última época, no caso entre Porto e Vendrell. A equipa catalã perdeu o treinador Guillem Cabestany mas mantém praticamente o plantel que conseguiu resultados históricos nos últimos quatro anos. O primeiro adversário do Porto será o Valdagno. Agora orfã de Nicolía, a equipa italiana contratou Lucas Ordoñez e manteve Massimo Tataranni.

Taça Continental

A primeira competição europeia a ser decidida é a Taça Continental. Com os vencedores da Liga Europeia (Barcelona) e da Taça CERS (Noia) da época passada, o troféu será disputado a duas mãos já este mês.

A 21 de Setembro, o Noia recebe o Barcelona e dia 27 é a vez dos "blaugrana" serem anfitriões. As partidas realizam-se às 11h30 e terão transmissão directa pela TV3 Catalunha.

O Benfica é o actual detentor do troféu depois de na época transacta ter batido o Vendrell.

Provas relacionadas

Liga Europeia - Fase de grupos
Taça Continental
Inline content
Ficha Técnica
Estatuto Editorial
Contacte-nos
BackOffice
Política de Privacidade