Notícia

Sénica anuncia 12 pré-seleccionados para o Europeu

Jun 04, 2018

Luís Sénica anunciou na tarde desta segunda-feira o lote de 12 jogadores com que pretende trabalhar tendo em vista o Campeonato da Europa que se realiza em Julho, entre 14 e22

Saem Nelson Filipe, Reinaldo Ventura e Ricardo Barreiros, os três mais experientes da Selecção, mas mantêm-se oito dos jogadores que se sagraram vice-campeões do Mundo em Nanjing em 2017 (a melhor classificação desde 2003) e, exceptuando Pedro Henriques, campeões da Europa em Oliveira de Azeméis em 2016.

Aos mundialistas Ângelo Girão, Diogo Rafael, Gonçalo Alves, Hélder Nunes, Henrique Magalhães, João Rodrigues, Pedro Henriques e Rafa, o seleccionador Luís Sénica junta agora para o estágio - que arranca no próximo dia 19 no Luso - quatro "novidades", mas já com historial de selecção.

Xavier Cardoso pode estrear-se ao serviço da Selecção Nacional absoluta

Daniel Oliveira ("Poka") e Xavier Cardoso ("Xavi") foram traves-mestras, verdadeiros motores na excelente campanha do Valongo e serão premiados no próximo defeso com a mudança para, respectivamente, Porto e Benfica. Poka esteve na última Taça das Nações em 2015, enquanto Xavi aponta à estreia na selecção absoluta, depois de ter estado na conquista da Taça Latina em 2016.

Aos dois valonguenses, e aos restantes convocados, juntam-se dois recém-coroados campeões: Luís Querido em Itália e Vítor Hugo em Portugal.

Luís Querido regressou à órbita da Selecção Nacional no ano passado, com a chamada para a Taça das Nações, e viria a integrar a pré-selecção de 13 jogadores - sendo depois um dos preteridos - para o Mundial de Nanjing. Entretanto rumou a terras transalpinas e, no mês passado, venceu o "scudetto" pelo Lodi.

Vítor Hugo regressa após um "afastamento" de sete anos e é o único jogador com mais de 30 anos chamado

Depois do triplete no Porto, Vítor Hugo reforçou o Sporting, onde está a granjear mais protagonismo. Melhor marcador dos novos campeões nacionais, com 28 golos e uma jornada para jogar, Vítor foi o único jogador a sagrar-se este ano bicampeão nacional e regressa às contas do seleccionador sete anos depois de ter estado no Mundial de San Juan.

O Campeonato da Europa arranca dia 14 de Julho, mas Portugal - como a maioria das 11 selecções presentes - só entra em prova no dia seguinte.

Portugal, campeão em título, estreia-se frente a Andorra no domingo, 15 de Julho, seguindo-se o embate com a Suíça na segunda-feira. No dia 17, Portugal folga, para no dia 18 defrontar a Áustria e a França no dia 19, no fecho da fase de grupos.

Os jogos da selecção das quinas estão todos agendados para as 22h locais, 21h em Portugal continental.

Portugal - Campeonato da Europa 2018 (pré-selecção)

Guarda-redes

Ângelo Girão (Sporting) e Pedro Henriques (Benfica).

Jogadores de Pista

Daniel Oliveira e Xavier Cardoso (Valongo), Diogo Rafael e João Rodrigues (Benfica), Gonçalo Alves, Hélder Nunes e José Rafael Costa (Porto), Henrique Magalhães e Vítor Hugo (Sporting) e Luís Querido (Lodi).

Seleccionador

Luís Sénica

Inline content
Ficha Técnica
Estatuto Editorial
Contacte-nos
BackOffice
Política de Privacidade