Notícia

Portugal é tetra!

Oct 12, 2014

A selecção portuguesa de Sub-20 conquistou este sábado o Europeu do escalão com uma vitória sobre a Espanha por 3-2.

O 18º título português em 49 edições da prova só se começou a desenhar no derradeiro minuto da primeira parte. Depois da Espanha se ter adiantado aos seis minutos pelo capitão Jordi Burgaya, os portugueses tardaram em materializar a reacção em golos. Mas, perante um fervoroso público que encheu o Municipal de Valongo, Miguel Vieira não perdoou da marca de livre directo – por azul a Roger Presas – e restabeleceu a igualdade.

Faltava pouco mais de um minuto para o intervalo mas, galvanizados pela igualdade, os pupilos de Luís Duarte tiveram ainda tempo para se adiantarem. Luís Melo foi o autor do golo.

E, no espaço de dois minutos, com o intervalo pelo meio, Portugal conquistou o Europeu. Se o minuto final da primeira parte fora um rude golpe nas aspirações espanholas, o inicial da segunda parte foi fatal. Decorridos apenas 45 segundos, João Almeida fez o 3-1 que depois Portugal soube gerir, cometendo apenas seis faltas em toda a partida.

O melhor que a Espanha conseguiu foi reduzir já no último minuto deste Europeu - numa grande penalidade de Ferran Font – e numa altura em que o pavilhão já estava em festa. O golo assustou mas o apito final e a explosão de alegria lusa não tardariam em chegar.

Este foi o quarto título consecutivo de Portugal, um tetracampeonato inédito na história dos sub-20 portugueses. A caminhada começou em 2008 em Hamm, na Alemanha e passou por Viareggio (Itália, 2010) e Saint Omer (França, 2012) antes de terminar em Valongo. Terminou a caminhada até ao quarto mas o objectivo é já o penta, apenas conseguido pela Espanha entre 1995 e 1999, numa altura que a prova era anual.

A estes quatro títulos europeus junta-se o ceptro Mundial conquistado em 2013 na Colômbia, mostrando que o hóquei português está bem vivo num escalão que é o último patamar antes dos seniores.

Provas relacionadas

Campeonato da Europa de Sub-20 - Fase final
Inline content
Ficha Técnica
Estatuto Editorial
Contacte-nos
BackOffice
Política de Privacidade