Notícia

Federação espanhola distingue Bargalló, Gil e Font

Dec 14, 2018

A Real Federação Espanhola de Patinagem oficializou esta sexta-feira a lista de galardoados para a V Gala da Patinagem, que promoverá no dia 18 de Janeiro, em Barcelona.

Entre os distinguidos, há alguns nomes que brilham no campeonato português. Jordi Bargalló (Oliveirense) e Pedro Gil (Sporting) vão receber a Insígnia de Ouro e Ferran Font (Sporting) receberá a Medalha do Comité Olímpico Espanhol.

A Insígnia de Ouro é o reconhecimento máximo individual da federação do país vizinho e este ano premeia a carreira de Natasha Lee, capitã da selecção feminina e agora na Argentina para disputar a Intercontinental pelo Gijón, e de um trio de Sant Sadurní de Anoya, que – para além de inúmeros títulos a nível de clubes - dominou o Hóquei em Patins mundial e europeu de selecções entre 2004 e 2013.

Bargalló, Gil e Gual jogaram pela última vez juntos no Mundial de 2015, em França

Em Dezembro de 1979, nascia Jordi Bargalló. Menos de seis meses volvidos, nascia Pedro Gil. E em Dezembro de 1980, nascia Marc Gual. Os três cresceram ao serviço do Noia – cujo patrocinador, Freixenet, e presidente, Jaume Esteve, também serão distinguidos na Gala – até que os caminhos se separaram quando, ainda muito jovens, conquistaram a Taça CERS de 1998. Foram-se encontrando, e coleccionando títulos, ao serviço da Invencível Armada espanhola.

Bargalló, Gil e Gual – e Natasha Lee – juntam-se a uma galeria de notáveis que galardoados com a Insignia de Ouro, como Carlos Feriche (2015), Titi Roca, Marta Soler e Lluis Teixidó (2016) ou Carlos Gil e Laia Vives (2018).

Para os clubes, há a Placa de Ouro, que este ano servirá para distinguir o Barcelona e o Gijón num ano em que a equipa masculina do emblema catalão e a equipa feminina do emblema asturiano conquistaram o campeonato máximo a nível interno (OK Liga) e a nível europeu (Liga Europeia). Também reconhecido será o Centro de Alto Rendimento de Sant Cugat, pelo apoio e promoção da patinagem nas suas instalações.

Font com Medalha do COE

A Gala Anual da Patinagem servirá também de palco à entrega da Medalha do Comité Olímpico Espanhol a Ferran Font. O jogador de 22 anos que chegou ao Sporting em 2016 foi a única novidade de Alejandro Dominguez para o Europeu depois da conquista do Mundial de 2017, e está a protagonizar uma excelente temporada ao serviço dos leões, sendo seguramente opção para o Campeonato do Mundo que se realiza em Julho próximo em Barcelona.

Ferran Font

Font receberá igualmente a Medalha e Diploma de Mérito da federação espanhola, para todos os novos campeões da Europa e do Mundo. Para além de Font, serão também distinguidos os seleccionadores Alejandro Dominguez (seleccionador masculino) e Ricardo Ares (seleccionador feminino) e as jogadoras Laura Barcons e Anna Ferrer, campeãs na Mealhada.

Destaque ainda para o reconhecimento ao árbitro Fran Garcia, que receberá também a Medalha e Diploma de Mérito, e ao jornalista Xavier Saisó, agraciado com a Insígnia de Prata.

Inline content
Ficha Técnica
Estatuto Editorial
Contacte-nos
BackOffice
Política de Privacidade