Notícia

Taças do Rei e da Rainha sorteadas

Feb 07, 2019

Foto de capa: Real Federación Española de Patinaje @twitter

Realizou-se esta quinta-feira o sorteio dos quartos-de-final da Taça do Rei (Copa del Rey) e Taça da Rainha (Copa de la Reina) que, pela primeira vez na história das provas, serão jogadas num mesmo evento.

Apurados os oito primeiros classificados no final da primeira volta da OK Liga e da OK Liga Feminina, e com os respectivos quatro primeiros como cabeças-de-série – Barcelona, Liceo, Reus e Caldes no masculino, e Manlleu, Palau, Gijón e Voltregà no feminino –, o sorteio compôs o quadro de jogos da prova, ficando desde logo definido o caminho de cada equipa até à desejada final.

A Taça do Rei e a Taça da Rainha realizam-se nos dias 21 e 22 (quartos-de-final), 23 (meias-finais) e 24 (finais) de Fevereiro, no Pavelló Olímpic Municipal de Reus.

O “ex libris” desportivo da cidade de Reus foi erigido para ser uma das sedes dos Jogos Olímpicos de 1992, recebendo algumas das partidas da única aparição olímpica do Hóquei em Patins. Receberia depois o Campeonato do Mundo de 1999 e, recentemente, a Taça Intercontinental, no final de 2017.

O Olímpico já foi palco de duas edições da Taça do Rei, em 2005 e 2016, ambas ganhas pelo Barcelona frente ao Vic. Algo que não será reeditado este ano, dada a ausência dos “vigatans”.

Vencedores

Detentor da Taça do Rei, o Barcelona conquistou as três últimas edições e tenta um tetra inédito na sua história, apesar de ser o emblema mais titulado, com 22 troféus. De facto, em 75 edições, apenas o Espanhol, ainda o segundo emblema mais titulado, com 11 triunfos, é que logrou um tetra, entre 1954 e 1957.

Em 75 edições, a Taça do Rei já conheceu 18 vencedores diferentes. Em 13 edições, a Taça da Rainha conta com cinco vencedores, sendo que nas últimas quatro houve quatro vencedores distintos.

No feminino, o Vilanova não terá oportunidade de defender a conquista do ano passado perante o seu público, depois de não ter conseguido um lugar entre os oito apurados. Com 13 edições realizadas, o Voltregà é o recordista de triunfos, com seis, seguido do Gijón com três.

Inline content
Ficha Técnica
Estatuto Editorial
Contacte-nos
BackOffice
Política de Privacidade