Contas feitas, falta de comparência custou apuramento

Contas feitas, falta de comparência custou apuramento
Foto de capa: Associação de Educação Física e Desportiva

Realizou-se este fim-de-semana a última jornada da primeira fase do Campeonato Nacional de Sub-20, ficando definidas as oito equipas que vão disputar o título.

Entre as oito finalistas não está a Física, a dois pontos do apuramento, lamentando os três perdidos numa falta de comparência.

A equipa de Torres Vedras e o Alenquer anteciparam o jogo da terceira jornada da Zona C para o dia 23 de Janeiro, mas, à hora prevista, não havia árbitro. Sem que ninguém assumisse o apito, as duas equipas encetaram contactos e ter-lhes-á sido dito que poderiam reagendar o jogo, sendo desde logo definida uma hora no dia seguinte.

No entanto, Física e Alenquer acabariam por ser notificadas da falta de comparência de ambas, dado que, tal como dizem os regulamentos, a partida teria sempre de se realizar. Em comunicado conjunto após a publicação do castigo, as duas equipas reconheceram ter conhecimento do teor dos regulamentos, mas não deixaram de exprimir a sua estupefacção perante a penalização após a “autorização” de um “responsável” federativo que não identificaram.

A dupla falta de comparência significa uma derrota para as duas equipas. No caso da Física, a ter ganho esse embate com o Alenquer (plausível, dado que os torreenses venceram em Alenquer, na segunda volta, por 3-8), esses três pontos seriam suficientes para ultrapassar os 18 do Tomar e garantir o apuramento a par do Sporting, que somou 28.

Na hora de fazer as contas, uma publicação cuja origem se perde nas múltiplas partilhas nas redes sociais, espelha o descontentamento dos atletas.

“Como jogador da equipa sub 20 do hóquei em patins da Física, que muitos diziam que esses hipotéticos 3 pontos não iriam fazer falta porque a nossa equipa não iria ter hipóteses, gostaria de vos informar que, se esse jogo fosse realizado e se a vitória fosse para o nosso lado, teríamos sido nós a passar com mais 1 ponto que a equipa do Tomar

Se existe um vice presidente da federação que dá a sua palavra para o jogo se realizar no outro dia, como é que nos podem castigar?

Ficava bem uma resposta de alguém da federação ou isto é só brincar com o esforço de uma equipa que trabalha todos os dias?

Exigimos respeito!”

Ao que foi possível apurar, o “vice presidente” em causa será Vítor Ferreira, vice-presidente para o Hóquei em Patins, que o HóqueiPT tentou contactar, mas, até à publicação desta notícia, sem sucesso.

A fase final do Campeonato Nacional de Sub-20 – o último, dado que na próxima temporada será de Sub-19 - será decidido entre Benfica, Braga, Paço de Arcos, Porto, Sanjoanense, Sporting, Tomar e Valongo a partir do próximo fim-de-semana. O Benfica defende o título conquistado na pretérita temporada.

AMGRoller Compozito

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny
Outros artigos do dia