Notícia

Barça 'cava' para 13 e a emoção fica para outras lutas

Mar 13, 2019

Faltam disputar oito jornadas na OK Liga e a vantagem do Barcelona na liderança é, desde esta terça-feira, de 13 pontos. A emoção é na luta pelo segundo lugar, o que muitos chamam o primeiro dos últimos ou, em Espanha, o primeiro depois do Barça…

A diferença mínima foi suficiente para o Barcelona cumprir em Vic, onde a equipa de Quim López vai superando as dificuldades económicas com um percurso interessante, mas na aflição da manutenção numa temporada em que descerão quatro equipas.

Sem Panadero (até ao fim da temporada) e quiçá já a gerir esforço para outros desafios, os blaugrana adiantaram-se com um golo de Matías Pascual e, depois de Jordi Galan igualar ainda na primeira parte, Pablo Alvarez fechou cedo as contas na segunda, com menos de cinco minutos jogados.

João Rodrigues ficou em branco em Vic, depois de ter "marcado" na segunda-feira outro "golo" ao tornar-se pai com o nascimento de Afonso.

Os três pontos somados levam o Barcelona para ainda mais longe do segundo, Liceo. “Los verdes”, afastados do último objectivo real da época – a Liga Europeia -, foram copiosamente derrotados em Noia, por 7-1.

Com golos de Xavi Costa e dos convocados para Montreux Sergi Aragonés, Sergi Llorca e Marc Grau (este por duas vezes), o Noia chegou ao intervalo a vencer por inesperados cinco golos sem resposta. Grau e Llorca ampliaram para sete a vantagem da equipa de San Sadurni, ainda não estavam cumpridos quatro minutos na etapa complementar, e o melhor que o Liceo conseguiria seria o tento de honra, por Carlo Di Benedetto.

Na ingrata corrida ao segundo lugar, o Liceo soma agora 47 pontos, mais um do que o Noia e que o Reus, que venceu em Alcoy por 2-7.

A equipa de Jordi Garcia reagiu melhor ao afastamento europeu que o Liceo e ao intervalo vencia, tal como o Noia, por 0-5. O Alcoy, com Renato Castanheira e João Guimarães, ainda procurou reagir, mas o Reus nunca permitiria que a distância fosse comprometedoramente reduzida. Nas contas aos golos, destaque para o hat-trick de Cristian Rodriguez e para o bis de Marc Julià, chamado a Montreux tal como César Carballeira e o guarda-redes Candid Ballart. Alex Rodriguez apontou os outros dois tentos.

Liceo, Reus e Noia estão bem colocados para garantir as outras três vagas – para além da do Barcelona – na próxima edição da Liga Europeia, embora Lleida e Igualada estejam à espreita de deslizes. As duas equipas, que disputaram no passado fim-de-semana a presença na Final Four da Taça WSE (o Lleida conseguiu, o Igualada não…), defrontam-se no próximo dia 23.

Noutra guerra, a da manutenção, há oito equipas para quatro lugares. O Calafell, em nono, tem menos um jogo e, esta quarta-feira, na recepção ao Voltregà, pode ganhar um balão de oxigénio de cinco pontos acima da linha de água.

De resto, nesta luta pela “sobrevivência”, o Lloret até logrou um ponto – numa rara igualdade a zero na recepção ao Caldes – mas o destaque vai na totalidade para o Vendrell, a somar a sua segunda vitória consecutiva depois da entrada de Josep Delriu.

A equipa que já foi de Guillem Cabestany e de Guillem Perez venceu em Sant Cugat um adversário directo pela manutenção, com dois golos nos últimos cinco minutos. Jordi Ferrer deu o mote e Emmanuel Necchi confirmou três pontos que permitem subir uma posição na classificação, ainda assim abaixo da linha de água.

Ainda com largos 24 pontos em disputa (27 para quatro equipas que têm menos um jogo), tudo é possível. Menos o Barcelona deixar escapar o título…

Jornada 22

Jogos

• Girona 6-3 Alcobendas

• Lloret 0-0 Caldes

• Sant Cugat 0-2 Vendrell

• Noia 7-1 Liceo

• Vic 1-2 Barcelona

• Alcoy 2-7 Reus

• Calafell vs Voltregà • 13.Mar, 21h

• Igualada vs Lleida • 23.Mar, 20h

Classificação

1º Barcelona (60 pontos), 2º Liceo (47), 3ºs Reus, Noia (46), 5º Lleida* (37), 6º Igualada* (36), 7º Caldes (34), 8º Voltregà* (30), 9ºs Alcobendas, Calafell* (22), 11º Vic (21), 12º Girona, Lloret (20), 14º Vendrell (18), 15º Sant Cugat (16), 16º Alcoy (12)

(* com menos um jogo)

Inline content
Ficha Técnica
Estatuto Editorial
Contacte-nos
BackOffice
Política de Privacidade