Notícia

Até onde vai este galo?

Nov 05, 2014

À entrada para a quinta jornada, Porto e Benfica têm a companhia do Óquei de Barcelos no topo da classificação do Nacional da I Divisão.

Se as vitórias, que até acabaram por se revelarem complicadas, dos barcelenses sobre Carvalhos e Sanjoanense poderiam estar nos planos, a vitória no derby minhoto em Viana (3-4) e o empate na recepção ao Benfica (5-5) chamaram a atenção para uma equipa jovem a prometer uma grande época. Entretanto, fazendo jus à história europeia - não tão recente como os responsáveis e adeptos do clube desejariam - o Barcelos eliminou na primeira eliminatória da Taça CERS o detentor do troféu.

Esta quarta-feira, o Barcelos desloca-se a Valongo, recinto do actual campeão nacional. E será difícil não traçar paralelos entre este Barcelos e o Valongo que no ano passado começou como surpresa e terminou como confirmação.

Será precipitada a comparação? Certamente. Será ridícula? Tanto como seria há um ano apontar o Valongo ao título. Recuemos um ano… Com quatro jornadas disputadas, Paulo Pereira começava a reunir pedras para a valente pedrada no charco que daria no final do ano. Quatro vitórias nos quatro jogos disputados justificavam a liderança no campeonato. O Valongo vencera Candelária, Braga e Carvalhos em casa e Barcelos fora. É verdade que, com uma equipa muito semelhante à deste ano (saiu João Marques, regressou Miguel Vieira e João Guimarães - que agradável surpresa - passou a tempo inteiro aos seniores), o Barcelos foi goleado em sua casa (2-8) pelo Valongo. Mas com um grupo um ano mais experiente, Paulo Freitas promete dar mais réplica a Paulo Pereira. Na antevisão da partida com o Valongo, o treinador do Barcelos mantém um discurso de pés bem assentes no chão.

A este Barcelos - recheado de internacionais jovens portugueses - faltará a experiência que o Valongo tem em Hugo Azevedo e Nuno Rodrigues (e tinha com Miguel Viterbo), o que lhe poderá custar pontos em algumas partidas. Mas se Paulo Freitas conseguir controlar a irreverência dos seus jogadores, está a caminho de protagonizar uma grande temporada.

Neste momento, o Barcelos promete, o Valongo é já uma certeza. E se este Barcelos conquistar pontos em Valongo? Certo é que será uma grande partida entre duas equipas de qualidade e de futuro. A não perder, a partir das 20h30 no Municipal de Valongo.

Jogos relacionados

AD Valongo
2 : 2
5 Nov 20h30
OC Barcelos, SAD
Inline content
Ficha Técnica
Estatuto Editorial
Contacte-nos
BackOffice
Política de Privacidade