Notícia

Rita e Rute Lopes no projecto do Sporting

May 16, 2019

Estão a um passo de conquistarem mais um Campeonato Nacional pelo Benfica (e a dois de conquistarem mais uma Taça). Mas na próxima temporada, Rita Lopes e Rute Lopes serão jogadoras do Sporting.

As gémeas de Turquel, que completam 25 anos em Junho, chegaram à Luz em 2013, depois de terem sido finalistas da Taça de Portugal desse ano, na última prova que não foi conquistada pelo Benfica [venceu a Sanjoanense].

De águia ao peito, conquistariam cinco Campeonatos Nacionais, cinco Taças de Portugal e seis Supertaças, numa perdendo qualquer jogo intramuros. Esta época, estão já na Final Four da Taça, que se realiza a 8 e 9 de Junho, e no Campeonato Nacional somam 23 vitórias em outros tantos jogos.

Além-fronteiras, as duas jogadoras internacionais portuguesas (mas que pediram dispensa da Selecção Nacional) foram parte da histórica conquista da Liga Europeia do Benfica em Manlleu, em 2015, naquele que persiste, em já 13 edições, como o único triunfo não-espanhol na prova europeia de clubes.

Rute Lopes, a capitã das encarnadas

Na temporada seguinte à conquista europeia, Rute Lopes foi “promovida” a capitã das águias, sucedendo a Sofia Cabrita, mas a braçadeira não impedirá a jogadora de se juntar ao novo projecto leonino, sendo o Sporting assumidamente o clube do coração das gémeas.

No Sporting, Rita e Rute Lopes deverão ser treinadas por Andreia Barata (ex-Stuart), não tendo ainda sido oficializado qualquer acordo.

Título pode ser garantido domingo

O título – o hepta das encarnadas – pode mesmo chegar já no próximo domingo (a partir das 16h), caso o Benfica vença a Stuart em Massamá.

Na 12ª jornada da fase final do Campeonato, o Benfica passará, em caso de vitória, a dispor de uma vantagem de seis pontos e no confronto directo com as actuais segundas classificadas, quando sobrarão seis pontos em disputa.

Depois de 12 vitórias na primeira fase, o Benfica soma 11 na segunda, com 93 golos marcados e 12 sofridos. Em Massamá, logo na segunda jornada da primeira fase (a 18 de Novembro), as encarnadas orientadas por Paulo Almeida venceram por 0-8, com Rita Lopes, Rute Lopes, Maria Sofia e Marlene Sousa a bisarem na partida.

Saídas e renovações

Para além das gémeas, poderão estar de saída do Benfica as jogadoras Aina Arxé e Maria Sofia Silva, os dois reforços que chegaram no último defeso para colmatar a saída de Macarena Ramos.

Entretanto, Maria Celeste Vieira, Inês Vieira e Marlene Sousa já renovaram e continuarão de águia ao peito em 2019/20.

Inline content
Ficha Técnica
Estatuto Editorial
Contacte-nos
BackOffice
Política de Privacidade