Notícia

ANACP celebra 10 anos

Aug 17, 2019

A Associação Nacional de Clubes de Patinagem (ANACP) cumpriu, esta quinta-feira, 10 anos sobre a sua constituição.

“Ao longo destes 10 anos ganhámos respeito e credibilidade, conquistámos o nosso espaço e, acima de tudo, sentimos que os clubes associados sabem que têm uma voz que os defende junto das diversas entidades”, conta-nos Rui Carvalho, presidente da ANACP.

A ANACP é a mais “forte” associação representativa, com 21 delegados – equivalente a 35% dos votos – em Assembleia-Geral da Federação de Patinagem de Portugal e com uma intervenção bem distinta, por exemplo, das praticamente inócuas associações de Treinadores e de Jogadores.

“Conseguimos reduções das taxas administrativas nas I, II e III Divisões em 30%, a isenção nos primeiros três anos dos atletas seniores, organizamos Formações Contínuas de Treinadores e promovemos a criação de Grupos de Trabalho para discussão de assuntos-chave para a Patinagem, como os quadros competitivos e a reorganização Administrativa”, enumera Rui Carvalho.

De facto, sendo uma associação que abrange as várias disciplinas da Patinagem, é no Hóquei em Patins que as suas acções ganham visibilidade. “Quando poucos acreditavam no Mini-Hóquei, desenvolvemos kits e entregámos às Associações Territoriais para que o implementassem e, por exemplo, criámos o Dia do Guarda-Redes e a Elite Cup”, recorda-nos aquele que está à frente da associação desde 2012.

De resto, a Elite Cup, que vai para a sua quarta edição em Setembro, é já uma referência nas pré-temporadas nacionais, reunindo os oito mais bem classificados do Melhor Campeonato do Mundo na temporada anterior. “É a maior prova nacional de promoção do Hóquei em Patins”, orgulha-se Rui Carvalho.

Elite Cup é a acção com maior impacto mediático da ANACP

“Quase tudo” por fazer

Mais do que o que já foi feito nestes 10 anos, é também momento de saber o que ainda está por fazer. “Quase tudo”, graceja Rui Carvalho.

“Nos próximos 10 anos pretendemos ter mais associados, promover mais fóruns de discussão, debater a Patinagem no geral e as suas disciplinas”, deseja, numa fase que se quer de consolidação do projecto.

“Queremos continuar o nosso caminho, a nossa linha orientadora de promoção e divulgação das disciplinas da Patinagem através da organização de eventos, e sempre através de um espírito crítico que eleve as disciplinas da Patinagem. Queremos continuar a dar voz aos nossos associados junto da FPP através da apresentação de melhorias e novos modelos de competição que ajudem ao aumento do número de atletas e também ao aumento das disciplinas da Patinagem em Portugal”, evoca Rui Carvalho.

A ANACP conta actualmente com 50 clubes associados, contando-se entre eles 12 dos 14 que disputarão o Campeonato Nacional da I Divisão a partir do próximo dia 12 de Outubro, sendo que apenas os recém-promovidos Os Tigres e Sanjoanense não são associados. “Pretendemos que cada vez mais clubes se revejam na sua Associação, e que tenhamos cada vez mais clubes associados. Só com o aumento de clubes associados é possível perceber as dificuldades de cada um nas diferentes zonas geográficas do País”, explica Rui Carvalho.

Inline content
Ficha Técnica
Estatuto Editorial
Contacte-nos
BackOffice
Política de Privacidade