Notícia

Candidatos à subida... e a 'Xano' Edo

Mar 02, 2020

Apesar de Aitor Egurrola completar 40 anos em Junho e de Sergi Fernández ter há poucos dias completado 35, o Barcelona confia plenamente naqueles que muitos (como, por exemplo, Ângelo Girão) apontam como os dois melhores guarda-redes do Mundo. Mas, a pensar na sucessão, os blaugrana pretendem colocar Alejandro Edo ("Xano") a jogar regularmente a alto nível e já tem dois candidatos a receber o jovem guarda-redes internacional por Portugal.

O Sporting de Tomar, líder da Zona Sul da II Divisão, e o Famalicense, segundo na Zona Norte, são candidatos à subida ao escalão maior do Hóquei em Patins português – ao apelidado Melhor Campeonato do Mundo - e, se garantirem a subida, são os mais bem colocados a receber Edo, que em Julho completa 19 anos.

Filho de Edo Bosch, histórico guarda-redes do Porto, Xano já conquistou, apesar da sua tenra idade, o seu próprio espaço no Hóquei em Patins.

Filho de mãe portuguesa e pai catalão, Xano foi disputado pelas duas selecções ibéricas, mas acabaria por optar pelas cores lusas. Com formação no Porto e no Infante Sagres, conquistaria os Campeonatos da Europa de Sub-17 de 2015 e 2017, não indo, no entanto, além do bronze na defesa dos Sub-20 no Europeu de Viana do Castelo (2018) e dos Sub-19 no Mundial em Barcelona (2019).

Antes do Mundial “júnior” em Junho último, Xano já fora chamado aos Sub-23 para a Taça Latina em 2018 – então com apenas 16 anos – e é provável que repita a chamada este ano.

Esta temporada, Xano tem defendido a baliza da equipa “B” do Barcelona, que, apesar de um sexto lugar, é a defesa menos batida (33 golos sofridos em 14 jogos) na OK Liga Plata Sur, uma espécie de Zona Sul da II Divisão Zona Sul. Entretanto, o jovem guardião português já se estreou pela equipa principal do Barcelona, e logo na Liga Europeia, em Sarzana. Na próxima temporada, ao que tudo indica, aquele que muitos vaticinam como o futuro dono da baliza do todo-poderoso Barça e da selecção das quinas, actuará nas pistas portuguesas.

Inline content
Ficha Técnica
Estatuto Editorial
Contacte-nos
BackOffice
Política de Privacidade