Notícia

Tetra de Sub-20 na base do futuro

Jan 02, 2015

O momento alto do hóquei em patins nacional em 2014 foi vivido a 11 de Outubro.

Num pavilhão de Valongo que testemunhou outro grande momento com a conquista de um inédito título nacional, Portugal sagrou-se tetra-campeão europeu de sub-20. O clima de esperança num futuro risonho e de conquistas a nível sénior ainda se sente nos pavilhões e haverá boas razões para tal.

Os quatro Europeus coroaram dois seleccionadores (Luís Sénica em 2008 e Luís Duarte em 2010, 2012 e 2014) e um lote de 38 jogadores, sendo que Gonçalo Alves e Telmo Pinto bisaram em 2010 e 2012. Se excluirmos esta última selecção, da qual os jogadores ainda têm idade júnior, dos 28 jogadores que levantaram o ceptro continental…

… só Gonçalo Pestana e Diogo Oliveira abandonaram. Dos ex-companheiros em Paço de Arcos, fica o registo da opção de Pestana. Abraçou a vida académica e voou para o frio da Finlândia onde hóquei é sobre o gelo;

... 23 jogam na I Divisão (na Zona Norte da II Divisão jogam César Carvalho, Daniel Coelho e Filipe Miranda, todos no Famalicense);

… 9 jogam nas três equipas que o ano passado terminaram em igualdade pontual no topo da tabela (Valongo, Benfica e Porto) e mais 5 iniciaram a época na Oliveirense e Sporting (com Pedro Delgado a ser entretanto cedido), candidatos a perturbar esse trio;

… 9 já se sagraram campeões nacionais como jogadores integrantes do plantel nas suas equipas (Diogo Rafael e João Rodrigues pelo Benfica em 2011/12, Hélder Nunes pelo Porto em 2012/13 e Ângelo Girão, Henrique Magalhães, Rafa, João Souto, Telmo Pinto e Diogo Sampaio pelo Valongo em 2013/14);

… e 2 até já se sagraram vencedores da Liga Europeia (Diogo Rafael e João Rodrigues, inclusivamente protagonistas do lance do golo de ouro que deu o título ao Benfica em 2013).

É uma fornada de jogadores com idade inferior a 27 anos em que Ângelo Girão, Diogo Rafael, João Rodrigues, Gonçalo Alves e Hélder Nunes reclamaram para si metade das vagas para a Selecção Nacional absoluta nas duas últimas grandes provas (Europeu este ano e Mundial em 2013).

Os campeões

Para a posteridade, o HóqueiPT deixa a lista de jogadores que contribuíram para a conquista do tetra-campeonato, com as recordações de alguns jogadores.

2008 - Leonardo Pais (gr), César Carvalho, Daniel Coelho, Daniel Oliveira, Diogo Fernandes, Diogo Oliveira, Diogo Rafael, Ângelo Girão (gr), Gonçalo Pestana e João Rodrigues. Seleccionador Luís Sénica.

2010 - Henrique Magalhães, Gonçalo Alves, Diogo Sampaio (gr), Filipe Miranda (gr), Telmo Pinto, Pedro Vaz, João Silva, João Souto, Rafa e João Beja. Seleccionador Luís Duarte.

2012 - Gonçalo Alves, Miguel Rocha, Hélder Nunes, Zé Diogo (gr), André Pimenta, Guilherme Silva, Telmo Pinto, João Ramalho, Pedro Mendes e Pedro Costa (gr). Seleccionador Luís Duarte.

2014 - Xavier Cardoso, Álvaro Morais, João Almeida, Edu Leitão (gr), Diogo Alves (gr), André Gaspar, João Rodrigo Campelo, Diogo Seixas, Luís Melo e Miguel Vieira. Seleccionador Luís Duarte.

Inline content
Ficha Técnica
Estatuto Editorial
Contacte-nos
BackOffice
Política de Privacidade