Notícia

Modelos apresentados, com 'liguilha' confirmada... mas facultativa

May 12, 2020

O Comité Técnico-Desportivo de Hóquei em Patins da Federação de Patinagem de Portugal, no seu primeiro comunicado de 2020, anunciou esta segunda-feira os modelos competitivos para a próxima temporada.

Destacando-se, como novidades, o playoff no Campeonato Nacional da I Divisão e a nova prova no final da primeira volta, há a registar a confirmação da não realização das Supertaças, em Masculinos e Femininos, e a confirmação das famigeradas “liguilhas”, quer para acesso à I Divisão, como à II Divisão, ambas a realizar a uma só volta em Setembro.

Em relação à I Divisão, é praticamente confirmado o modelo adiantado pelo HóqueiPT, sendo a única diferença a descida directa de três equipas em 2021, sem realização de qualquer prova adicional de subida/manutenção. Ou seja, as oito primeiras equipas no fim da primeira fase disputarão o playoff (com “quartos” à melhor de três e “meias” e final à melhor de cinco) e, terminando desde logo a época, do 9º ao 11º garantem a manutenção e do 12º ao 14º descem à II Divisão.

Mantendo-se o modelo na II Divisão, subirão os vencedores das Zonas Norte e Sul e o vencedor de uma “poule” entre os respectivos segundos classificados.

Nova prova com contornos pouco definidos

Em relação à nova prova que se disputará no final da primeira volta com os oito primeiros classificados nessa altura, para além da indefinição de nome, há também a incerteza no modelo.

Apesar de ter sido badalada uma prova por eliminatórias, à semelhança da Copa del Rey ou Coppa Italia, é agora referida uma “1ª jornada” (em que o primeiro e segundo da classificação não se poderão defrontar), sugerindo - erroneamente? - um formato de campeonato.

Liguilha facultativa

A anunciada prova preliminar de acesso à I Divisão, apontada a Setembro, também não tem contornos bem definidos, não sendo, por exemplo, referidas quantas equipas participam. Tal deve-se, apurou o HóqueiPT, ao caracter facultativo de participação.

Os clubes que poderão estar envolvidos foram contactados para confirmarem a sua participação até 18 de Maio, sendo que a opção de não participação implica a disputa da II Divisão na próxima temporada.

Esta “flexibilidade regulamentar” permitirá que a “não participação” não seja encarada com uma desistência, o que implicaria recomeçar na categoria mais baixa, a III Divisão.

Inline content
Ficha Técnica
Estatuto Editorial
Contacte-nos
BackOffice
Política de Privacidade