Notícia

Apesar de dificuldades, favoritos vencem e instalam-se no pódio

Nov 28, 2020

Na manhã deste sábado, Sporting, Oliveirense e Óquei de Barcelos venceram e ocupam agora os três lugares cimeiros da classificação do Campeonato Nacional da I Divisão.

Dos cinco assumidos candidatos ao título, três jogaram este sábado e confirmaram o seu favoritismo com a conquista dos três pontos. Mas nenhum teve facilidades.

Em Braga, a Oliveirense só confirmou o seu triunfo nos 10 segundos finais.

A equipa orientada por Paulo Pereira até marcou assim que o primeiro minuto foi cumprido, mas o Braga mostrou a garra que a tem caracterizado apesar das desvantagens que, repetidamente, tem de perseguir. Num duelo de capitães, Ângelo Fernandes igualou e, depois de Jordi Bargalló bisar para nova vantagem, o capitão bracarense fez também o seu segundo tento no jogo para o 2-2.

Na recta final da primeira parte, a trabalhar bem o 4x3 depois de um azul a Leonardo Pais, Carlos Loureiro introduziu com infelicidade a bola na sua própria baliza após iniciativa individual de Lucas Martinez. O golo seria atribuído a Vítor Hugo e valeria a vantagem com que se chegaria ao intervalo e que perduraria quase toda a segunda metade de jogo.

Braga cumpriu o oitavo jogo em 24 dias e é agora uma das apenas quatro equipas (passarão a seis depois do jogo de Juventude de Viana e Tomar) com 11 jogos cumpridos.

O Braga procurou o empate e a Oliveirense procurou ampliar, mas nem uns nem outros foram felizes. Leonardo Pais negou o golo de livre directo a Lucas Martinez, Nelson Filipe fez o mesmo perante Ângelo Fernandes (com muitas queixas – justificadas – do adiamento do guarda-redes). Mais tarde, os guardiões voltaram a brilhar. Nelson Filipe numa grande penalidade e “Leo” em novo livre directo.

Os minutos de jogo esgotavam-se e o Braga, ainda com Hugo Azevedo longe do banco, arriscou atacar com cinco. Mas não ganhou a aposta. Por protestos, Ângelo Fernandes e Miguel Moura veriam o azul e João Almeida fez o 2-4 final de livre directo.

Sporting sofre novamente para vencer

Os três pontos somados pela Oliveirense mantêm a equipa na segunda posição, depois do Sporting também ter vencido frente ao Riba d’Ave, por 4-2.

Tal como frente ao Braga, o Sporting voltou a não protagonizar uma exibição feliz perante uma equipa de cariz mais defensivo, mas suficiente para somar mais três pontos.

Frente ao último classificado, os leões, líderes, só lograram marcar perto do intervalo, por Matías Platero. Novamente perdulários de bola parada, os pupilos de Paulo Freitas viram João Pedro restabelecer a igualdade, mas Gonçalo Nunes colocou rapidamente de novo os leões na frente. E, pouco depois, Alessandro Verona fazia o 3-1.

O Riba d’Ave ainda relançou o jogo quando Miguel Fortunato reduziu para a margem mínima, mas, já no último minuto, Telmo Pinto carimbou a vitória.

Óquei de Barcelos “vira” para o pódio

Aproveitando o facto de nem Benfica nem Porto jogarem este fim-de-semana, e ainda com menos um jogo que a Oliveirense, o Óquei de Barcelos subiu ao terceiro lugar.

Na recepção a’Os Tigres, a equipa de André Luís surpreendeu e aos nove minutos vencia por 0-2 com dois golos de Diogo Alves. Depois, os de Rui Neto acordaram.

Luís Querido e “Rafa” Lourenço anularam a vantagem contrária ainda antes do intervalo, e na etapa complementar os barcelenses dispararam para a vitória. Dario Gimenez bisou e João Guimarães (“Joca”) e Miguel Rocha fixaram o 6-2 final.

Braga oitavo jogo em 24 dias é agora uma das apenas quatro equipas com 11 jogos realizados

Ainda este sábado, o Tomar (6º) desloca-se à pista da Juventude de Viana (8º), ficando depois por disputar o embate entre Turquel e Benfica, agendado para 23 de Dezembro, e entre Porto e Sanjoanense e entre Valongo e Famalicense, ambos ainda com data a definir.

11ª Jornada

• Sporting 4-2 Riba d’Ave

• Óquei de Barcelos 6-2 Os Tigres

• Braga 2-4 Oliveirense

• Juventude de Viana vs. Tomar • 28.Nov • 17h • Paulo Almeida e José Manuel Pereira

• Turquel vs. Benfica • 23.Dez • 20h30

• Porto vs. Sanjoanense • sem data

• Valongo vs. Famalicense • sem data

Classificação

1º Sporting* (26 pontos), 2º Oliveirense (24), 3º Óquei de Barcelos* (23), 4º Benfica** (20), 5º Porto* (20), 6º Tomar* (17), 7º Valongo** (16), 8º Juventude de Viana* (11), 9º Braga (9), 10º Sanjoanense** (9), 11º Turquel* (7), 12º Os Tigres (7), 13º Famalicense** (6), 14º Riba d'Ave (6)

* com menos um jogo

** com menos dois jogos

Inline content
Ficha Técnica
Estatuto Editorial
Contacte-nos
BackOffice
Política de Privacidade