Europeu apontado a Itália no fim de Agosto

Europeu apontado a Itália no fim de Agosto

Ainda com muita incerteza no ar, o Campeonato da Europa que esteve previsto para La Vendée (em 2020) poderá ter lugar em Itália, na última semana de Agosto. #Europeu

Apesar da incerteza que se vai vivendo na Europa, vai-se planeando o futuro dentro do possível. Após o comité organizador francês ter anunciado a desistência da organização do Europeu em La Vendée, o certame poderá ter lugar em Itália, um caso de sucesso no planeamento e prevenção em tempo CoViD-19.

A ideia em cima da mesa é que o 54º Campeonato da Europa se possa realizar na última semana de Agosto, entre os dias 23 e 30, dando margem para se completarem os campeonatos nacionais da presente temporada. Por exemplo, em Portugal está regulamentado que as competições internas se possam alongar até ao final de Julho.

A confirmar-se, seria o regresso do Europeu a Itália 15 anos depois de ter tido sede em Monza. Na altura, a Espanha conquistou o quarto título consecutivo de uma série de sete triunfos, apenas superada pelas 12 conquistas de Inglaterra antes da II Grande Guerra, entre 1926 e 1939.

O último Campeonato da Europa realizado teve lugar na Corunha, em 2018, terminando com o 17º título da Espanha. Portugal, apesar de somar apenas um título nas últimas 10 edições, lidera a lista de triunfos, com 21.

Modelo e participantes

Depois de se ter lançado as bases para o escalonamento das selecções em "divisões" distintas, a não inscrição dos Países Baixos e Israel obrigou a repensar, regressando-se a um Campeonato da Europa com o modelo de uma primeira fase de dois grupos, seguindo-se uma fase final em eliminatórias.

Para o Europeu que estava agendado para La Vendée em 2020, o Grupo A contaria com a campeã Espanha, França, Suíça, Inglaterra e Áustria, ao passo que o Grupo B teria o vice-campeão Portugal, Itália, Alemanha, Andorra e Bélgica.

As selecções participantes, a sede e as próprias datas carecem de confirmação oficial.

AMGRoller Compozito

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny
Outros artigos do dia