Federações reclamam inscrições retidas

Federações reclamam inscrições retidas

As federações "pequenas" do Hóquei em Patins europeu reclamam o valor das inscrições nas provas europeias, que não jogarão. A WSE-RH diz que o valor em causa, que poderá ascender aos 16 mil euros, fica como "taxa de serviço". #CompetiçõesEuropeias

Quando as competições europeias de 2020/21 estavam para arrancar em Outubro, começaram a surgir suspensões dos eventos desportivos um pouco por toda a Europa. Apesar de alguma resistência inicial, a World Skate Europe Rink Hockey acabaria por suspender também os seus jogos, adiando decisões para o arranque de 2021.

No final de Dezembro, com o calendário cada vez mais reduzido, as 53 equipas inscritas foram contactadas no sentido de aquilatar sobre a sua disponibilidade para novos modelos competitivos, que permitissem terminar as provas.

Entre as equipas dos três grandes campeonatos (Portugal, Espanha e Itália), em competição interna, apenas as lusas Braga e Sanjoanense e as italianas Bassano e Follonica abdicaram da participação. Sem competição intramuros, e limitadas - ou totalmente impedidas - nos treinos, as equipas das restantes federações não se puderam comprometer.

De facto, ao dia de hoje, em Inglaterra a expectativa é de retoma normal no arranque da temporada 2020/21. Em França, as competições estão indefinidamente suspensas. Na Alemanha não haverá jogos, pelo menos, até à Páscoa. E na Suíça, cujo campeonato conta também com os austríacos Wolfurt e Dornbirn, o campeonato está suspenso até pelo menos 28 de Fevereiro, já se equacionando o cancelamento se a retoma não for possível até 7 de Abril.

Valores das inscrições retidos

Sem possibilidade de participarem nas competições europeias, cujo modelo era uma incógnita em Dezembro, e porque uma das premissas era a realização de testes PCR de todos os elementos antes de cada jogo (com os inerentes custos...), 29 das 53 equipas abdicaram de continuar. E várias pediram a devolução dos valores de inscrição.

No início da época, considerando um mínimo de 11 jogadores (a cinco euros cada) e cinco outros elementos (a 10 euros cada), cada equipa teve de desembolsar pelo menos 855 euros para se inscrever na Liga Europeia, 505 euros para a Taça WSE e 355 euros para a Taça da Liga Feminina. Que, segundo um comunicado da World Skate Europe Rink Hockey tornado público na passada segunda-feira, não serão devolvidos.

"Desistiram" das competições europeias 29 das 53 equipas inscritas. Sete de 16 na Liga Europeia, 16 de 23 na Taça WSE e seis de 14 na Taça da Liga Feminina.

Só entre equipas francesas são cerca de 5500 euros que estão em causa, mas seria a federação alemã a tornar público o seu descontentamento.

A federação germânica é liderada por Thomas Ullrich, que em Julho último foi indicado - a par do francês Lucas Gaucher - como "membro" da World Skate Europe Rink Hockey, numa decisão no seguimento das "queixas" das ditas "pequenas federações" sobre um comité dirigido exclusivamente por Portugal, Espanha e Itália.

Recordando que os clubes não abandonaram as competições, mas antes foram obrigados a tal por força das restrições em cada país, o comunicado germânico questiona o argumento de que os regulamentos não permitem o reembolso. Os mesmos regulamentos permanentemente alterados com a justificação da pandemia para que fosse possível novos modelos, novos sorteios e novas datas.

O comité recorda que o formulário de disponibilidade ou desistência referia explicitamente que as equipas abdicavam do valor de inscrição (que ficaria como uma "taxa de serviço") se abandonassem. Havendo quatro equipas - King's Lynn, Follonica, Sanjoanense e Biasca - que não responderam no prazo definido, a resposta destas era tida como um abandono das competições.

De facto, se as equipas não agissem conscientemente, poderiam ter-se disponibilizado, tinham esperado que o novo modelo fosse definido e, depois, seriam excluídas, porque efectivamente não se pode jogar nos seus países ou não podem viajar. Perderiam na mesma o dinheiro das inscrições, mas arranjavam um imbróglio competitivo à World Skate Europe Rink Hockey...

AMGRoller

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny
Outros artigos do dia