Notícia

Dérbi Eterno bateu Clássico da final em audiências

May 19, 2021

Em horário nobre de sábado, o Dérbi Eterno das meias-finais teve um rating de 4.1%, contra 3.6% do Clássico da final a meio da tarde de domingo. As audiências ficaram aquém das obtidas pela Selecção, mas o Hóquei em Patins voltou a mostrar ser um produto vendável. #LigaEuropeia #TV

Quando joga a Selecção Nacional, as audiências de quem transmite as partidas dispara para largas centenas de milhar de espectadores, tocando a fasquia do milhão ou ultrapassando-a, como na final do Europeu de 2016.

A nível de clubes, os valores são mais modestos mas ainda assim muito relevantes, e a transmissão das três partidas da Final Four da Liga Europeia demonstrou-o mais uma vez.

Nos dados apurados pela CAEM/GfK, a meia-final entre Benfica e Sporting, decidida apenas nas grandes penalidades, foi o 4º programa mais visto no sábado no principal canal estatal, chegando aos 4.1% de rating, o que equivale a perto de 400 mil espectadores. Com forte concorrência em horário nobre, são de relevar os 8.3% de share, que significa que oito em cada 100 televisões estavam sintonizadas no Dérbi Eterno. Ainda assim, as cerca de 2h10 de jogo não foram além de um 21º lugar entre os programas mais vistos dos quatro canais abertos.

Também no sábado, a primeira meia-final, entre Porto e Oliveirense, teve um rating de 2.3% (cerca de 225 mil espectadores), com 6% de share, sendo o 9º programa mais visto da RTP1 e o 29º entre os quatro mais importantes canais.

Final com 350 mil espectadores

Aquém do Dérbi Eterno das meias-finais, ficou o decisivo Clássico entre Porto e Sporting. A final da 55ª edição daquela que é a mais importante prova europeia de clubes foi o 5º programa mais visto da RTP1 no domingo, com 3.6% de rating (cerca de 350 mil espectadores) e 6% de share. Em espectadores, o jogo seria batido pelos 7.9% de rating do Got Talent, 5.7% do Telejornal, 3.9% da Eucaristia Dominical e ficaria numa "igualdade técnica" com o Jornal da Tarde.

O 22º lugar entre os programas mais vistos dos quatro canais abertos não deixa de ser relevante tendo em conta o actual posicionamento da RTP1, bem atrás de SIC e TVI. No final, os números voltam a demonstrar que o Hóquei em Patins - mesmo com todas as vicissitudes da sua velocidade, do tamanho da bola ou da cor do piso - é um produto a ter em conta para os canais abertos. Haja vontade de todas as partes.

Inline content
Ficha Técnica
Estatuto Editorial
Contacte-nos
BackOffice
Política de Privacidade