Valongo sagra-se campeão nacional de Sub-23

O Valongo é o primeiro campeão nacional de Sub-23. Na final, os valonguenses - mais experientes e com outra tarimba na alta roda - venceram o Tomar por 5-1 dando seguimento ao título de campeão nacional de Sub-20 conquistado em 2019. #Sub23
O Valongo é campeão Nacional de Sub-23. O primeiro.
O Campeonato Nacional de Sub-23 foi lançado na pretérita temporada quando o escalão júnior foi "reduzido" de Sub-20 a Sub-19. Mas a pandemia impediu que chegasse ao fim. Este domingo, naquela que é efectivamente a primeira edição da prova, a equipa liderada por Viti ergueu o troféu.
Depois de 14 vitórias, um empate (3-3 com o Penafiel) e uma derrota (4-3 na pista do Infante Sagres) na Zona Norte na primeira fase, os valonguenses somaram três vitórias em outros tantos jogos no alinhamento para esta Final Eight, no pretérito fim-de-semana, vincando a sua candidatura. Então, Valongo e Tomar mostraram ser superiores aos demais, mas o triunfo por 3-10 da equipa de Vitor Oliveira ("Viti") valia-lhes claro favoritismo para a fase decisiva.
Este fim-de-semana, o Valongo passou o Mealhada nos quartos-de-final (11-1) e o Oeiras nas "meias" (9-4) e, na final, a conquista ficou desenhada logo na primeira parte, quando Gabriel Azevedo bisou e Pedro Baltarejo fez o 3-0 com que se chegou ao intervalo.
Na etapa complementar, Gabriel Azevedo ampliou para 4-0, reclamando o protagonismo frente a um Tomar que contou com Lucas Honório e António Marante, da equipa principal, e com Francisco Beirante, que integrará o plantel às ordens de Nuno Lopes na próxima época. Diogo Barata fez o quinto e o melhor que o Tomar conseguiria seria o tento de honra por Pedro Baptista.
Diogo Abreu, Diogo Barata, Rafael Bessa e o guarda-redes Bernardo Mendes - e Carlos Ramos que é reforço do Porto para a próxima temporada e já não participou nesta fase final - há muito que deixaram de ser nomes estranhos aos maiores palcos do Hóquei em Patins nacional, com presença assídua na equipa principal do Valongo na I Divisão, e contribuíram decisivamente para a conquista do primeiro Campeonato Nacional de Sub-23. Mas outros nomes prometem despontar da escola valonguense para o estrelato.
Quartos-de-final
• Valongo 11-1 Mealhada
• Tomar 10-4 CACO
• Académico da Feira 3-6 Oliveirense
• Oeiras 4-3 Riba d'Ave
Meias-finais
• Valongo 9-4 Oeiras
• Tomar 7-2 Oliveirense
Final
• Valongo 5-1 Tomar
Classificação final
1º Valongo
2º Tomar
3º Oeiras
4º Oliveirense
5º CACO
6º Mealhada
7º Riba d'Ave
8º Académico da Feira
Domingo, 18 de Julho de 2021, 16h40
Gostou deste artigo?


