Notícia

Valongo sagra-se campeão nacional de Sub-23

Jul 18, 2021

O Valongo é o primeiro campeão nacional de Sub-23. Na final, os valonguenses - mais experientes e com outra tarimba na alta roda - venceram o Tomar por 5-1 dando seguimento ao título de campeão nacional de Sub-20 conquistado em 2019. #Sub23

O Valongo é campeão Nacional de Sub-23. O primeiro.

O Campeonato Nacional de Sub-23 foi lançado na pretérita temporada quando o escalão júnior foi "reduzido" de Sub-20 a Sub-19. Mas a pandemia impediu que chegasse ao fim. Este domingo, naquela que é efectivamente a primeira edição da prova, a equipa liderada por Viti ergueu o troféu.

Depois de 14 vitórias, um empate (3-3 com o Penafiel) e uma derrota (4-3 na pista do Infante Sagres) na Zona Norte na primeira fase, os valonguenses somaram três vitórias em outros tantos jogos no alinhamento para esta Final Eight, no pretérito fim-de-semana, vincando a sua candidatura. Então, Valongo e Tomar mostraram ser superiores aos demais, mas o triunfo por 3-10 da equipa de Vitor Oliveira ("Viti") valia-lhes claro favoritismo para a fase decisiva.

Este fim-de-semana, o Valongo passou o Mealhada nos quartos-de-final (11-1) e o Oeiras nas "meias" (9-4) e, na final, a conquista ficou desenhada logo na primeira parte, quando Gabriel Azevedo bisou e Pedro Baltarejo fez o 3-0 com que se chegou ao intervalo.

Na etapa complementar, Gabriel Azevedo ampliou para 4-0, reclamando o protagonismo frente a um Tomar que contou com Lucas Honório e António Marante, da equipa principal, e com Francisco Beirante, que integrará o plantel às ordens de Nuno Lopes na próxima época. Diogo Barata fez o quinto e o melhor que o Tomar conseguiria seria o tento de honra por Pedro Baptista.

Diogo Abreu, Diogo Barata, Rafael Bessa e o guarda-redes Bernardo Mendes - e Carlos Ramos que é reforço do Porto para a próxima temporada e já não participou nesta fase final - há muito que deixaram de ser nomes estranhos aos maiores palcos do Hóquei em Patins nacional, com presença assídua na equipa principal do Valongo na I Divisão, e contribuíram decisivamente para a conquista do primeiro Campeonato Nacional de Sub-23. Mas outros nomes prometem despontar da escola valonguense para o estrelato.

Quartos-de-final

Valongo 11-1 Mealhada

Tomar 10-4 CACO

• Académico da Feira 3-6 Oliveirense

Oeiras 4-3 Riba d'Ave

Meias-finais

Valongo 9-4 Oeiras

Tomar 7-2 Oliveirense

Final

Valongo 5-1 Tomar

Classificação final

1º Valongo

2º Tomar

3º Oeiras

4º Oliveirense

5º CACO

6º Mealhada

7º Riba d'Ave

8º Académico da Feira

Inline content
Ficha Técnica
Estatuto Editorial
Contacte-nos
BackOffice
Política de Privacidade