Espanha campeã europeia pela sexta vez consecutiva

A Espanha derrotou Portugal na final do Europeu Feminino para garantir o sexto título continental consecutivo. Persegue agora o feito de sete títulos consecutivos conseguidos pela sua congénere masculina.

Espanha campeã europeia pela sexta vez consecutiva

Foi o espelhar das diferenças competitivas entre a realidade portuguesa e a realidade espanhola no Hóquei em Patins feminino.

O empate a um no jogo (a "feijões"...) da primeira fase acalentava o sonho português de voltar a conquistar o título europeu feminino 20 anos depois, mas a selecção de Ricardo Muñoz não tardou a trazer as lusas de volta à terra.

Ainda Florenza, que até esteve discreta neste Europeu, inaugurou o marcador logo aos três minutos. E Laura Puigdueta ampliou um minuto volvido. A meio da primeira parte, a asturiana Sara Roces - goleadora e eleita MVP desta competição - assinava o terceiro e, aos 15 minutos, Marta Piquero dilatava para um 4-0 que praticamente valia o título...

A selecção portuguesa de Helder Antunes ainda reduziu antes do intervalo, por Marlene Sousa, e por Rita Batista já na segunda parte, mas Roces estancou a reação aos nove minutos com o 5-2. Atrás do resultado, mesmo com a recuperação como uma miragem, a selecção das quinas voltaria a reduzir por Maria Sofia Silva, mas esse 5-3 já não voltaria a sofrer alterações, com Joana Teixeira a perder perante Laura Vicente uma oportunidade de colocar pressão sobre as espanholas num livre directo.

A Espanha venceu o Campeonato da Europa pela sexta vez consecutiva, depois de triunfos em Dinan (2009) e, sempre com Portugal como "vice", em Cronenberg (2011), Mieres (2013), Matera (2015) e Mealhada (2018). A versão feminina da "Armada Invencível" perseguirá agora o feito da sua congénere masculina, campeã europeia em sete edições consecutivas entre 2000 e 2012.

De regresso a esta edição no Luso, no jogo de atribuição dos 3º e 4º lugares, a Itália venceu a França por 4-1. A Inglaterra, mais mal classificada na fase de qualificação, termina o Europeu no 5º lugar.

Qualificação

• França 0-3 Itália

Portugal 11-0 Inglaterra

Espanha 6-0 Itália

• França 1-9 Portugal

Espanha 13-0 Inglaterra

Portugal 3-2 Itália

França 4-2 Inglaterra

• Portugal 1-1 Espanha

Espanha 8-0 França

Itália 11-1 Inglaterra

Classificação

1º Espanha (10 pontos), 2º Portugal (10), 3º Itália (6), 4º França (3), 5º Inglaterra (0)

3º e 4º lugares

Itália 4-1 França

Final

Espanha 5-3 Portugal

AMGRoller Compozito

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny
Outros artigos do dia
Sporting responde à campeão

Sporting responde à campeão

O Sporting regressou às vitórias na recepção ao Óquei de Barcelos. Os barcelenses reagiram bem à desvantagem, chegando ao 3-3 já na segunda parte, mas os leões tiveram uma resposta autoritária. À campeão.

Porto cumpre frente a um resiliente Parede

Porto cumpre frente a um resiliente Parede

O Porto somou três pontos na Parede, onde a equipa local voltou a mostrar que será um "osso duro de roer". À espera do Clássico entre Sporting e Óquei de Barcelos, a Oliveirense venceu em Viana e subiu ao 2º lugar.

A vez do 'desagrado' vianense

A vez do 'desagrado' vianense

No seguimento da derrota frente à Oliveirense, a terceira consecutiva para o campeonato, a Juventude de Viana emitiu um comunicado a expressar o seu desagrado perante os "critérios diferenciados" das arbitragens.