Notícia

Arranca a europeia Taça da Liga Feminina

Feb 04, 2022

Arranca este sábado mais uma edição da europeia Taça da Liga Feminina. Na disputa do troféu estarão cinco equipas espanholas, duas francesas, uma italiana e ainda Benfica e Sanjoanense. #TaçaDaLigaFeminina

Dez equipas disputam este ano a Taça da Liga Feminina, num modelo que foi revisto para compreender uma primeira fase com dois grupos de cinco equipas disputado a uma só volta e apurando-se os dois mais bem classificados para a Final Four.

Desde logo caberá destacar as ausências de um Vila-Sana que não garantiu o apuramento desportivo, mas que se reforçou para ombrear com qualquer equipa, e um Sporting que teima em não participar nas competições além-fronteiras. A presença dos dois conjuntos abrilhantaria certamente uma prova que contará com quatro dos cinco vencedores (e de 13 das 14 edições finalizadas), faltando apenas o Alcorcón, campeão em 2014.

Benfica no grupo A

No grupo A estão três das equipas que já ergueram o troféu. E, entre Voltregà e Gijón, ergueram-no 11 vezes em 14 edições...

O Benfica, o outro campeão do grupo - na excepção de 2015 aos títulos espanhóis -, estreia-se nas Astúrias, na pista do Telecable Gijón, na reedição da final de Lisboa de 2018, o último título dos cinco das asturianas.

As encarnadas reencontram Marta Piquero, sua jogadora na cancelada temporada de 2019/20, figura de uma equipa em que merece também destaque Sara Roces, melhor marcadora da equipa na OK Liga e goleadora e MVP do Campeonato da Europa realizado em Outubro último.

Para além do título conquistado em 2015, as águias lograram chegar a essa final agora reeditada de 2018. E também finalistas já foram as duas equipas francesas do grupo. O Coutras - que folga nesta 1ª jornada - foi o adversário no título do Benfica, ao passo que, um ano antes, o Noisy tentara, sem sucesso, bater o pé ao Alcorcón.

Igualmente ingrata será a missão do Noisy este sábado, na pista de um Voltregà com seis títulos e finalista na última edição, mas as pupilas de Oriol Perarnau estão "apenas" no 7º lugar na OK Liga. Pese o Voltregà ter afastado o Benfica na Final Eight na pretérita temporada, serão as águias (que receberão o Voltregà na Luz na 2ª jornada) a dividir com o Gijón o favoritismo aos dois lugares de apuramento para a Final Four.

1ª jornada

• Gijón vs. Benfica • 5.Fev • 19h

• Voltregà vs. Noisy • 5.Fev • 17h30

Folga: Coutras

Sanjoanense no grupo B

No grupo B, a Sanjoanense estreia-se na pista do Cerdanyola, num sábado de duplo compromisso do clube na Catalunha, dado que a equipa principal masculina joga em Calafell.

A missão das alvinegras será hercúlea, num grupo que conta com as actuais duas equipas mais bem classificadas da OK Liga, Palau e Manlleu. O Palau é líder com 31 pontos em 12 jogos. Com apenas 11 jogos, Manlleu tem 30 pontos (tal como o Vila-Sana) e Gijón 28. O Cerdanyola, primeiro adversário da Sanjoanense, é "apenas" 5º com 25 pontos em 11 jogos, mas a diferença competitiva entre as ligas portuguesa e espanhola dá favoritismo às catalãs.

O Palau, campeão em 2021, inicia a defesa do título com a recepção à representante italiana na prova, o Roller Matera. A ex-equipa de Ivan Jaquierz, agora adjunto no Porto, manteve o grupo campeão nacional e europeu na pretérita temporada e continua a contar com uma dominadora Aina Florenza, que já soma 21 golos em 12 jogos na OK Liga.

O Manlleu folga nesta primeira ronda. A equipa catalão continua em busca do seu primeiro título europeu, ainda que não tenha faltado qualidade nas suas equipas. Ou investimento. O clube organizou a Final Four três vezes nas últimas seis edições concluídas da prova, mas só em 2016 logrou estar na partida decisiva. Perdeu para o recordista Voltregà...

1ª jornada

• Cerdanyola vs. Sanjoanense • 5.Fev • 20h

• Palau vs. Roller Matera • 5.Fev • 20h

Folga: Manlleu

Depois da ronda inaugural este sábado, a Taça da Liga Feminina terá jornadas a 19 de Fevereiro, 5 e 19 de Março e 9 de Abril, disputando-se a Final Four a 30 de Abril e 1 de Maio.

Inline content
Ficha Técnica
Estatuto Editorial
Contacte-nos
BackOffice
Política de Privacidade