«Indignados, desrespeitados», Oliveirense pondera não manter equipa de alto nível

Sentido-se lesada pelas arbitragens ao longo da temporada e, em particular por Joaquim Pinto este sábado, a Oliveirense coloca mais uma vez em causa o investimento que faz na modalidade.

«Indignados, desrespeitados», Oliveirense pondera não manter equipa de alto nível

É (até ver) mais um momento avulso de indignação face à arbitragem, como aquele que o Porto protagonizou na primeira semana de 2022, continuando a tardar uma tomada de posição e de medidas concretas na melhoria daqueles que muitos vêem como o "ponto fraco" do apelidado "melhor campeonato do Mundo".

A Oliveirense reagiu à derrota frente à Juventude de Viana com indignação pela actuação da equipa de arbitragem, visando particularmente o árbitro Joaquim Pinto, neste que foi o 10º jogo arbitrado por Joaquim Pinto na I Divisão esta época, o quarto da Oliveirense.

Nos anteriores dirigidos pelo reconhecido árbitro, a equipa liderada por Paulo Pereira venceu na recepção ao Benfica, triunfou no dérbi em São João da Madeira, mas perdeu no João Rocha. O desaire agora, por 3-4, valeu - no imediato - a perda do 4º lugar, para o Benfica, e a impossibilidade de aproximação a Óquei de Barcelos e Sporting (que se defrontam), num jogo que terminou com a expulsão de Avelino Bastos, Luís Madaíl e do vice-presidente António Valente, que assina o comunicado oliveirense.

A nomeação de Joaquim Pinto é questionada por ser de "um dos árbitros que mais tem arbitrado uma das equipas que directamente e desportivamente luta pelos mesmos objectivos", sendo que o árbitro do Conselho Regional de Arbitragem do Porto, para além dos quatro jogos que arbitrou da Oliveirense e entre o lote de candidatos aos lugares cimeiros, não arbitrou qualquer partida do Porto, arbitrou dois de Óquei de Barcelos e Benfica e apenas um do Sporting.

Mas a indignação da equipa de Oliveira de Azeméis vai para além deste jogo, que terá sido a gota de água. A Oliveirense sente-se lesada pelas arbitragens ao longo da temporada e, "esgotado o benefício da dúvida", afirma ponderar manter a sua equipa de Hóquei em Patins a competir ao mais alto nível na próxima temporada face a um "desrespeito contínuo".

Comunicado da União Desportiva Oliveirense

1. A União Desportiva Oliveirense sente-se profundamente prejudicada pela actuação da equipa de arbitragem no jogo em que recebeu a Juv. Viana, em particular pelo árbitro Sr. Joaquim Pinto.

2. De forma contínua e em momentos relvantes do encontro a UD Oliveirense foi prejudicada com a marcação de faltas, cartões azuis e penáltis;

3. O quarto golo do Juv. Viana foi marcado em PWP o qual resultado da marcação de uma simulação ao jogador Lucas Martinez, que foi derrubado dentro da área em acção ofensiva e sem marcação de pênalti;

4. A UD Oliveirense numa jornada em que poderia aproximar-se, em caso de vitória, dos seus mais directos adversários, viu-lhe ser designado um dos árbitros que mais tem arbitrado uma das equipas que directamente e desportivamente luta pelos mesmos objectivos;

5. Não o estranhamos, pois, sabemos que não obstante o esforço da Federação de Patinagem de Portugal em credibilizar a modalidade, ainda há Srs. Árbitros e alguns dirigentes da arbitragem que continuam a sobrepor os interesses locais e regionais ao bem da modalidade.

6. Na presente temporada, são vários os jogos em que a UD Oliveirense tem sido desrespeitada e prejudicada pelas decisões das equipas de arbitragem com influência directa no resultado, pelo que, após longa ponderação e esgotado o benefício da dúvida, não temos dúvidas em assumir que há um desrespeito continuo por esta instituição que tanto faz pelo crescimento da modalidade.

7. Sentimos-nos indignados, desrespeitados e ponderamos neste momento manter a nossa equipa de hóquei patins a competir ao mais alto nível na próxima época no Campeonato Nacional.

AMGRoller Compozito

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny
Outros artigos do dia
Nicolia 'carimba' melhor sequência da temporada

Nicolia 'carimba' melhor sequência da temporada

O Benfica venceu em Tomar por 1-3 com hat-trick de Nicolia, e atinge a melhor série sem derrotas do campeonato antes de receber o líder Porto. Juventude de Viana e Sanjoanense saíram da zona de descida.