Notícia

Arranque das decisões da III adiado

May 08, 2015

Planeadas para arrancar este fim-de-semana, as liguilhas de apuramento de campeão da III Divisão e de promoção à II foram adiadas pela Federação de Patinagem de Portugal, para já, uma semana.

O adiamento do arranque deve-se ao protesto – e consequente abertura de processo – apresentado pelo CAR Taipense relativo ao jogo que o opôs à equipa “B” do Barcelos a 26 de Outubro. Na altura, o Barcelos venceu por 4-2, somando três pontos que feitas as contas da Zona Norte da III Divisão valeram a liderança aos barcelenses com 51 pontos e relegaram o CART para o segundo lugar, com 50.

No protesto apresentado, o CART alega que a utilização de João Guimarães e Miguel Vieira foi ilegal, dado que não se cumpriram as 48 horas previstas entre jogos do mesmo escalão. Recorde-se que os dois jogadores alinharam no dia anterior, pela equipa “A”, frente ao Benfica.

A exposição do CART é suportada no ponto 14 do artigo 36º A do Regulamento Geral do Hóquei em Patins onde é referido que “Um jogador só pode ser utilizado pelo Clube, decorridas que sejam quarenta e oito (48) horas, sobre o início do jogo em que este representou qualquer uma das equipas, principal ou ‘B’”.

O jogo entre Barcelos e Benfica teve início às 18h de dia 25 de Outubro, começando a partida que opôs os barcelenses ao CART no dia seguinte à mesma hora.

Podendo-se que questionar o timing do protesto, o CART é também defendido pelo regulamento. No artigo 43º, ponto 2, poder-se-á ler que “(…) os casos de protestos relativos a alegada inscrição, qualificação e/ou utilização irregular de atletas, (…) podem ser apresentados até ao segundo dia útil após o termo do respectivo Campeonato e até decisão das Entidades competentes, obrigando a manter suspensa a homologação do campeonato e dos jogos sobre os quais tenham recaído os protestos”. A última partida foi realizada neste último dia 3 de Maio e o protesto apresentado no dia seguinte.

Em causa está a disputa do título da III Divisão mas, principalmente, o apuramento directo para a II Divisão.

Este sábado estavam previstas as partidas entre CACO e Barcelos “B” (para o apuramento de campeão) e entre Parede e CART (na disputa por um lugar na II Divisão) que ficaram assim adiadas à condição para 16 de Maio, aguardando-se um parecer do Conselho de Disciplina. No entanto, o mesmo será sempre passível de recurso.

Inline content
Ficha Técnica
Estatuto Editorial
Contacte-nos
BackOffice
Política de Privacidade