Sub-17 de Portugal escolhidos

Já são conhecidos os escolhidos de Nuno Ferrão para disputar o Europeu de Sub-17 em Setembro, na Catalunha. Portugal procura um título que lhe escapa desde 2017.

Sub-17 de Portugal escolhidos

Estão escolhidos os 10 jogadores que vão representar Portugal no Campeonato da Europa de Sub-17, anunciados sem a "nota de rodapé" que surpreendeu a Patinagem Artística e que imputa os custos aos convocados, mas também sem que o Regulamento das Selecções Nacionais volte a ser disponibilizado publicamente.

O Europeu de Sub-17 decorre de 19 a 24 de Setembro na catalã Sant Sadurní d'Anoia, em casa do Noia, e Portugal procura um título que lhe escapa desde 2017.

Do segundo lugar de Paredes, numa edição de 2021 que contou com seis selecções, voltam a ser chamados Gonçalo Machado, José Azevedo e Rafael Nogueira (Oliveirense), Martim Costa (Benfica), Tiago Estarreja (Mealhada) e Vítor Oliveira ("Viti", Valongo). São novidades Diogo Lemos, de uma predominante Oliveirense, João Pereira, do Valongo, João Pina, único campeão nacional de Sub-15 pelo Sporting chamado, e Rodrigo Preciso, vice-campeão nacional e vencedor da Eurockey Cup de Sub-15 pelo Benfica. Ficam fora da convocatória e à espera de nova oportunidade Afonso Ribeiro (Oliveirense), Martim Oliveira (Riba d'Ave) e Santiago Honório (Benfica), preteridos após o estágio pré-selecção que decorreu de 22 a 24 de Agosto.

O também director-técnico nacional Nuno Ferrão assumiu o comando da selecção de Sub-17 em 2015, vencendo no Luso depois da Itália ter triunfado em 2014 em Gujan-Mestras. Num despique luso-espanhol pelos títulos, seguiu-se a prata em 2016 (Mieres) e novo título em 2017 (Fanano), mas depois Portugal não voltou a vencer. A Espanha foi coroada em Correggio (2018), Torres Vedras (2019) e Paredes (2021), sempre com Portugal vice-campeão.

Em 40 edições da prova, considerando uma primeira edição em 1982 que não é consensual, será "apenas" a quinta vez que a prova se realiza em Espanha, mas "nuestros hermanos" (mais "nuestros rivales" no que ao Hóquei em Patins diz respeito) lideram com 20 conquistas contra somente 14 portuguesas.

Em terras espanholas, Portugal até divide os títulos, com vitórias em 1985 (Palma de Maiorca) e 2014 (Alcobendas) contra os triunfos espanhóis em 1995 (Igualada) e 2016 (Mieres), mas os recentes três triunfos consecutivos do seleccionado de Espanha - que só venceram o seu primeiro título em 1990 quando Portugal e Itália contavam quatro cada - acentuaram o fosso em termos de palmarés.

Portugal - Campeonato da Europa de Sub-17

Rafael Nogueira (Oliveirense) e Tiago Estarreja (Mealhada); João Pereira e Vítor Oliveira (Valongo), João Pina (Sporting), Martim Costa e Rodrigo Preciso (Benfica) e Diogo Lemos, Gonçalo Machado e José Azevedo (Oliveirense). Seleccionador: Nuno Ferrão.

AMGRoller

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny