Seniores de Inglaterra não vão ao Mundial

A Inglaterra anunciou que as suas selecções seniores não participarão no Mundial em San Juan. A falta de patrocínios e os custos demasiados elevados para suportar individualmente estão na base da decisão.

Seniores de Inglaterra não vão ao Mundial

A Inglaterra foi a primeira grande potência do Hóquei em Patins, insuperável antes da II Grande Guerra. Campeã do Mundo nas duas primeiras edições do evento, em 1936 e 1939, não conseguiria no pós-guerra melhor do que um segundo lugar em 1948, sendo o seu palmarés ultrapassado por Portugal, Espanha, Itália e Argentina.

Com a modalidade quase vetada ao esquecimento em terras de Sua Majestade, o Hóquei em Patins vai sobrevivendo com a vontade de alguns - como o seleccionador José Carlos Amaral - e a participação nos grandes eventos sai regularmente dos bolsos de cada um. Agora, San Juan é longe - e caro - demais.

"Devido à confirmação tardia da localização e datas dos World Skate Games pela World Skate, a federação não conseguiu pré-reservar as viagens e acomodações para as suas equipas (...) Os nossos jogadores não recebem subsídios governamentais para ajudar com as despesas e o custo é simplesmente demasiado alto para a maioria dos jogadores suportar”, pode ler-se em comunicação federativa, citando o presidente Kos Galtos.

Recorde-se que as datas para os World Skate Games foram anunciadas com algumas reticências e que no final de Julho as federações foram mesmo aconselhadas a suspender a busca de vôos e alojamentos. Quando, já neste mês de Agosto, a tutela argentina garantiu à World Skate a organização e as datas - a pouco mais de três meses de distância - foram enfim confirmadas, os preços tinham escalado para valores que não estão ao alcance de qualquer um. Incluindo as jogadoras e jogadores ingleses.

Na mesma comunicação, a federação inglesa informa que ainda está a tentar agilizar a ida da selecção de Sub-19 e que uma decisão sobre a participação será tomada nos próximos dias.

AMGRoller

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny
Outros artigos do dia
Oito selecções e o regresso da final

Oito selecções e o regresso da final

A próxima edição do Campeonato da Europa de Sub-17, que terá lugar em Setembro na Catalunha, contará com oito selecções. E, cinco anos depois, haverá uma final - de boa memória para Portugal - para decidir o campeão.