Notícia

Os golos de Tata e outros números

Jul 05, 2015

Uma das figuras deste Mundial foi Massimo Tataranni.

O atacante italiano que durante a prova completou 37 anos, anunciou no final que esta fora o seu último Mundial. Mas não se despediu sem deixar a sua marca. “Tata” apontou 14 golos e sagrou-se melhor marcador da prova.

Apesar de ter começado em branco com a Colômbia, apontou uma mão cheia frente à África do Sul na segunda jornada da fase de grupos, para depois registar dois hat-tricks consecutivos, com Chile e Alemanha. Frente a Moçambique - e a Carlos Silva - ficou-se por um tento solitário mas fechou com um bis frente aos anfitriões.

Tata marcou cinco à África do Sul

Outros golos

Os 14 golos de Tataranni contribuíram de forma decisiva para os 41 conseguidos pela Itália, só igualados por Portugal como ataque mais concretizador na prova. A equipa de Massimo Mariotti registou também a maior goleada da prova, com uma vitória por 1-16 sobre a África do Sul, num jogo em que até o guarda-redes Ricardo Gnata marcou.

A África do Sul – única equipa que não venceu no Mundial - terminaria também como um dos ataques menos concretizadores – a par de Inglaterra, com apenas uma dúzia de golos conseguidos – e a defesa mais batida, consentindo 54 golos. A Argentina foi a mais eficaz a fechar os caminhos para a sua baliza, indo buscar a bola ao fundo das redes em apenas nove ocasiões.

África do Sul

Empates

Um dos pontos de polémica deste Mundial foi o desempate na fase de grupos. Tal acabaria por ser aplicado apenas numa ocasião em 24 jogos, na partida entre Espanha e Angola e que terminou com a vitória dos cessantes campeões por 3-1 nas grandes penalidades.

Já na fase final, França e Chile também tiveram de jogar para além do tempo regulamentar. Na disputa do 5º ao 8º lugar, Rémi Herman, com apenas 37 segundos para jogar, não deixou que a contenda chegasse aos penaltis, assinando um decisivo golo de ouro.

O jogo entre Espanha e Angola só foi decidido nos penaltis
Inline content
Ficha Técnica
Estatuto Editorial
Contacte-nos
BackOffice
Política de Privacidade