Barcelona já é campeão em Espanha

Barcelona já é campeão em Espanha

A uma semana da Final Four da Liga Europeia, o Barcelona sagrou-se campeão espanhol.

Na 27ª jornada (de 30), o Barcelona recebeu o Vic com nove pontos de vantagem sobre o segundo – Liceo – e apostado em arrumar desde logo a questão do vencedor da OK Liga. Para tal teria de vencer, mas o jogo não correu de feição aos blaugrana.

Na Liga Europeia, o Barcelona - em busca do seu 22º título - defronta o Benfica nas meias-finais.

O Vic chegou ao intervalo a vencer por 0-1 e, já na segunda parte, chegou a um quase escandaloso 0-3, retribuindo o resultado com que o Barcelona vencera na primeira volta em Vic. Mas a equipa de Ricard Muñoz conseguiu finalmente quebrar a resistência de Carles Grau – guarda-redes do Vic que irá reforçar o FC Porto – de grande penalidade, por Panadero. E Marc Gual reduziu para a diferença mínima.

Lucas Ordoñez bisou com dois tiros fortíssimos
Lucas Ordoñez bisou com dois tiros fortíssimos

O Barça estava claramente por cima, mas, de livre directo, Ferran Font – que irá representar o Sporting – fez o 2-4 com sete minutos e meio para jogar. Surgiu depois Lucas Ordoñez. O internacional argentino que costuma marcar recorrendo à sua extraordinária técnica individual, surpreendeu Grau com dois disparos fortíssimos para a igualdade. Primeiro sobre a esquerda, a responder de imediato ao quarto do Vic e, com apenas uma dezena de segundos para jogar, sobre a direita, instantes depois de Sergi Fernandez ter cedido o seu lugar a Xavi Barroso para os blaugrana atacarem com cinco.

Com o empate final a quatro, o Barcelona evitava a derrota, mas não podia festejar desde logo.

Uma ajuda do Igualada

No entanto, em Igualada, o Liceo ia perdendo 2-0. A equipa de Jordi Bargalló, a precisar imperativamente de ganhar, ainda reduziu para 2-1 e depois para 3-2 mas, nos instantes finais, acabaria por sofrer o 4-2 que selava o desfecho da OK Liga com o Barcelona matematicamente campeão.

Em Igualada estiveram outros dois jogadores com lugar marcado no campeonato português da próxima temporada. Os capitães Ton Baliu e Jordi Bargalló irão representar, respectivamente, Porto e Oliveirense.

Este é o 27 título do FC Barcelona, terceiro consecutivo, nas 47 edições realizadas desde 1970.

AMGRoller Compozito

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny
Outros artigos do dia