Aspirar à surpresa

Aspirar à surpresa

O Forte dei Marmi é estreante na decisão da principal competição de clubes, na segunda vez que participa na prova.

A equipa mudou em 2013 com a aposta no campeoníssimo Pedro Gil. Nessa temporada, o Forte caiu nas meias da CERS perante o seu público, mas sagrou-se campeão italiano pela primeira vez na sua história. Com a conquista desse inédito “scudetto”, chegou a primeira presença na Liga Europeia. Em 2014/15, o Forte voltou a sagrar-se campeão transalpino mas na Liga Europeia caiu nos quartos.

Esta é a época de afirmação internacional, um corolário face às saídas que se anunciam.

Já com lugar na final da Legahockey, o Forte chega à Final Four da Liga Europeia depois de afastar o Vic, semifinalista da pretérita temporada, nos quartos-de-final. E, ainda que possa surgir em último numa fictícia bolsa de apostas, tem argumentos para aspirar à surpresa.

Desde logo, Pedro Gil, mas também os internacionais espanhóis Torner e Cancela e os italianos Orlandi, Motaran e Pagnini.

No comando técnico está Pierluigi Bresciani. “Gigi” regressou esta época ao clube onde se formou como jogador e, nesta Final Four, regressa a um país onde viveu a sua única experiência além-fronteiras: foi no Seixal, em 1999/2000. Realçando sempre o valor dos seus jogadores, Bresciani não se importa com o rótulo de “underdog”.

Outro jogador italiano que passou por Portugal foi Alberto Orlandi, que actuou duas épocas no FC Porto, ao lado de Tó Neves, agora treinador adversário, mas a quem tece elogios. No Forte desde 2013, o grande ano da aposta da “societá”, revela-se satisfeito por marcar presença na Final Four e promete que a sua equipa lutará para ganhar.

Habituado e sempre com vontade de ganhar está Pedro Gil. O capitão do Forte - alma, cérebro, músculo e tudo mais desta equipa – continua aos 35 anos a dar cartas, como no jogo da fase de grupos em Vendrell, onde apontou cinco golos do empate a seis que garantiria o primeiro lugar no grupo. De regresso a um pavilhão onde deverá encontrar um público adverso, “Pedrito” – sem confirmar, mas já certo como reforço do Sporting - garante que isso só lhe dá mais motivação.

O Forte dei Marmi defronta a Oliveirense a partir das 18h30, em busca de um inédito lugar na final.

AMGRoller Compozito

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny
Outros artigos do dia