Luta pelo quarto lugar ao rubro... e negro
Com Barcelona (campeão), Liceo e Vic já com lugar garantido na próxima edição da Liga Europeia, a luta pela última vaga a que os espanhóis está ao rubro.
Ou melhor, em rubro e negro, cores de Vendrell e Reus.
As duas equipas de Tarragona partem para a última jornada com legitimas aspirações e a dependerem apenas de si. A partir das 20h do próximo sábado, dia 4, no Palau d'Esports de Reus, a equipa orientada por Enrico Mariotti recebe o Vendrell de Guillém Perez numa luta directa pelo quarto lugar.
Em caso de apuramento, esta será a terceira presença consecutiva do Vendrell na Liga Europeia, garantida por três treinadores diferentes: Guillem Cabestany, Pere Varias e Guillem Perez.
Na penúltima jornada, realizada este fim-de-semana, o Vendrell adiantou-se na corrida. Já sabendo que o Reus perdera, em partida realizada na sexta-feira, no Palau Blaugrana por 7-2, Guillém Perez e os seus jogadores apostavam tudo numa vitória frente ao Liceo, que discute "apenas" o segundo lugar com o Vic.
O Liceo apresentou-se em El Vendrell com três baixas – Toni Pérez, Dava Torres e César Carballeira – mas “os verdes” tiveram uma atitude tremenda e não facilitaram.
O Vendrell chegou ao intervalo com uma vantagem de dois golos, ambos de Eloi Mitjans, mas viu o Liceo dar a volta à partida, com golos de Pau Bargalló (de saída para o Barcelona), Oriol Vives (que irá jogar nos italianos do Breganze) e Josep Lamas.
Numa segunda parte em que a arbitragem foi muito contestada, em particular pelos da casa, o Vendrell logrou a reviravolta com tentos de Sergi Miras, Francesc Gil e Jordi Ferrer.
A vitória por 5-3 garante aos "roiginegre" de Vendrell uma vantagem de dois pontos sobre os "roiginegre" de Reus para o dérbi de Tarragona que encerra a OK Liga. Quem ganhar vai à Liga Europeia, um empate sorri ao Vendrell.
O treinador do Vendrell, Guillem Perez, confessou um mau inicio de campeonato – ainda mais estranho por se seguir à conquista da Lliga Catalana frente ao Barcelona – mas revelou-se muito satisfeito por o objectivo estar a apenas um ponto.
Próximo treinador do Sporting, Perez remeteu declarações sobre o seu futuro para “daqui a 10 dias”, vincando pensar para já apenas na decisiva partida com o Reus.
Despedidas em Vendrell
O jogo com o Liceo marcou a última partida de muita gente perante a orgulhosa “afficcion roiginegre". Os guarda-redes "Xus" Fernandez e Guillem Fox, os jogadores David Martinez, Xavier Aldrich e Sergi Miras, o preparador físico Daniel Fernandez e o treinador Guillem Perez não continuarão na próxima época, numa equipa que será orientada por Jordi Garcia (actual treinador do Vilafranca).
Ao microfone do HóqueiPT, Sergi Miras, focado no objectivo de garantir a Liga Europeia revelou-se contente pelas épocas passadas em Vendrell. De saída para o Sporting com Guillem Perez, ainda que tal careça de confirmação oficial, escusou-se a desvendar o seu destino, revelou que parte para um campeonato que será muito forte.
Taça CERS
Entretanto, para a Taça CERS só falta o nome que, entre Reus e Vendrell, não garanta lugar na Liga Europeia.
Vilafranca (finalista em 2016), Igualada (semifinalista em 2015), Noia (vencedor em 2014) serão adversários, pelo passado recente, de respeito.
A estes junta-se o surpreendente Caldes que, garante o apuramento para as competições europeias no seu ano de estreia na OK Liga.
Segunda-feira, 30 de Maio de 2016, 23h59