Rei e Barreiros regressam no ataque ao 21

Rei e Barreiros regressam no ataque ao 21

Reinaldo Ventura e Ricardo Barreiros são as grandes novidades entre os 10 eleitos por Luís Sénica para o Campeonato da Europa que terá lugar em Oliveira de Azeméis.

Ao contrário do habitual, o seleccionador nacional anunciou desde já os 10 finais que pretende levar ao Europeu, deixando três jogadores de prevenção.

Em relação ao Mundial de 2015, mantêm-se os nomes de Ângelo Girão (Sporting), Diogo Rafael e João Rodrigues (Benfica), Gonçalo Alves, Hélder Nunes e Rafa (Porto), sendo quatro as alterações que Luís Sénica promove.

Em relação ao Mundial de 2015, Pedro Henriques, Valter Neves, Telmo Pinto e Jorge Silva
Em relação ao Mundial de 2015, Pedro Henriques, Valter Neves, Telmo Pinto e Jorge Silva "saem da fotografia"

A chamada de Nelson Filipe (Porto) e de Henrique Magalhães (Valongo) poderá ser tida como natural. O guarda-redes foi esta temporada dono da baliza do Porto e a dúvida, para o lugar que no Mundial foi de Pedro Henriques, residiria entre o seu nome e o do barcelense Ricardo Silva, que ficará de prevenção. Já o defesa do Valongo ganhou espaço e minutos com a saída de Telmo Pinto, que também ficará de prevenção, e reclama para si um lugar nos 10 finais depois de ter sido o último preterido rumo ao Campeonato do Mundo.

Trocas nos mais experientes

As surpresas surgiram entre os mais experientes de um grupo que prima pela juventude. O capitão Valter Neves e Jorge Silva ficaram de fora das escolhas, sendo chamados para os seus lugares Reinaldo Ventura e Ricardo Barreiros.

Luís Sénica confidenciou que a decisão de não chamada do capitão de 2015, Valter Neves, foi tomada numa conversa e em concordância com o jogador.

Reinaldo dissera "adeus" à Selecção após o Europeu de Paredes em 2012. Mas, com uma nova alma nesta temporada ao serviço do Barcelos, o "adeus" passou a um "até já" quando o jogador não conseguiu esconder o desejo de regressar. Aos 38 anos, "Rei" volta a vestir a camisola das quinas para ser novamente feliz em Oliveira de Azeméis, onde em 2003 conquistou o Campeonato do Mundo.

Ricardo Barreiros também está de regresso, mas a sua ausência foi mais curta. O jogador da Oliveirense "falhou" o Mundial de 2015, mas esteve presente no Europeu de Alcobendas, em 2014, o último realizado.

Preparação para o 21 começa a... 21

Ainda com a Taça de Portugal por decidir, e onde só não estarão Barreiros, Magalhães e Souto, a Selecção concentra-se após a Final Four, a 21 de Junho, no Luso. Serão realizadas três semanas de estágio, estando apenas confirmados para já jogos de preparação com a selecção de França e a Escola Livre.

Após as três semanas de apronto, Portugal entra em rinque em busca do 21º título europeu. Os portugueses estreiam-se com a Áustria, seguindo-se a Espanha e a Suíça, todos numa primeira fase de grupos. Dia 14, com os quartos-de-final, começam as decisões...

As escolhas de Luís Sénica

Atletas convocados

Ângelo Girão (gr, Sporting CP)

Diogo Rafael e João Rodrigues (SL Benfica)

Gonçalo Alves, Hélder Nunes, Nelson Filipe (gr) e Rafa (FC Porto)

Henrique Magalhães (AD Valongo)

Reinaldo Ventura (OC Barcelos)

Ricardo Barreiros (UD Oliveirense)

Atletas de prevenção

João Souto (UD Oliveirense)

Ricardo Silva (gr, OC Barcelos)

Telmo Pinto (FC Porto)

Apresentação

No Hospital Beatriz Ângelo, integrada com uma acção de solidariedade que visou promover a Associação Projecto Dr. Dóidói, a Federação de Patinagem de Portugal apresentou assim os convocados à imprensa:

AMGRoller Compozito

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny
Outros artigos do dia