3º Torneio de Verão César Fidalgo

3º Torneio de Verão César Fidalgo

César Fidalgo é nome de craque. E João Souto, Telmo Pinto, Tiago Rocha , João Coelho , Tó Costa , Tiago Pimenta , José Paupério e Jorge Alves - todos jogadores - fazem questão que tal não seja esquecido.

Telmo Pinto (agora no FC Porto) e João Souto (na Oliveirense) são dois dos mentores da homenagem ao malogrado jogador
Telmo Pinto (agora no FC Porto) e João Souto (na Oliveirense) são dois dos mentores da homenagem ao malogrado jogador

O Torneio César Fidalgo tem este ano, entre os dias 29 e 31 de Julho, a sua terceira edição. "A ideia surgiu numa das nossas conversas sobre o César", recorda João Souto, agora jogador da Oliveirense. "O Torneio serve essencialmente para lembrar o nome do César ao mundo do Hóquei em Patins e para os jogadores se divertirem um pouco no final de época, tal como sempre foi apanágio do César", detalha.

Disputado em formato de 4x4 (três jogadores de pista e um guarda-redes por equipa), os jogos são de duas partes de 15 minutos corridos.

As inscrições - limitadas a 16 equipas - decorrem até dia 22 de Julho para três dias praticamente "non stop". Com as equipas divididas numa em quatro grupos de quatro equipas, todas ficam apuradas para a fase final, com o emparelhamento definido pela classificação da primeira fase. Disputam-se depois oitavos, quartos e meias até ao culminar na grande final, domingo ao final da tarde.

O preço da inscrição no Torneio é de 70 € por equipa (até 8 jogadores). A partir do nono jogador, acresce 10 € por jogador.

Os jogos - sempre no Pavilhão Municipal de Valongo - começam ao final da tarde de sexta-feira (29 de Julho) e prolongam-se noite dentro, até sábado ao final da tarde. Com uma "sunset party" pelo meio, a amigável competição recomeça domingo de manhã até ao final da tarde, para se saber quem sucede aos "Não sei nada", equipa vencedora das duas primeiras edições e onde João Ramalho Guimarães (Valongo) é nome de referência.

Os
Os "Não sei nada" de João Ramalho, conquistaram as duas primeiras edições

Entre outras figuras maiores da modalidade, e para além de João Souto, Telmo Pinto ou João Ramalho Guimarães, já passaram pelo Torneio César Fidalgo jogadores como Hélder Nunes e Rafa, Pedro Mendes Nuno Araújo, Tó Silva, Miguel Viterbo, Gustavo Lima, Ruben Pereira ou os actuais campeões do Mundo de Sub-20 Alvarinho, Pedro Freitas e Diogo Casanova.

César Fidalgo

Tudo parecia correr de feição ao jovem César Fidalgo. Campeão Nacional de juvenis pelo FC Porto em 2008/09, naquele que foi o terceiro título nacional ao serviço dos dragões depois de ter começado no Valongo.

César Fidalgo dá também nome a uma prova sénior promovida pela AP Porto. Esta época, a prova foi ganha pelo FC Porto.

No ano antes tinha-se sagrado Campeão da Europa de Sub-17, em Bassano (Itália), ao lado de outras promessas de então (e certezas de hoje) como Telmo Pinto ou João Souto (colegas de César no Porto), Gonçalo Alves, Pedro Vaz ou João Beja, todos agora na I Divisão.

A 7 de Agosto de 2009, um brutal acidente de viação fez temer o pior. E o pior chegou a 25 do mesmo mês...

Equipa HóqueiPT

Numa primeira aventura em 2015, um grupo de jogadores de inegável qualidade - Ricardo Silva e Francisco Veludo, Tó Neves, Miguel Rocha, Pedro Mendes, Mário Rodrigues ("Marinho"), Diogo Silva e João Silva ("Janeka") - deu origem a duas equipas HóqueiPT que participariam no Torneio 3x3 ADO. Uma delas sagrar-se-ia vencedora da competição sénior.

Este ano, o HóqueiPT pretende juntar-se a esta homenagem e aponta à participação - ainda em estudo - no Torneio César Fidalgo, em Valongo.

A foto de família (a que falta Marinho) das equipas HóqueiPT, em 2015
A foto de família (a que falta Marinho) das equipas HóqueiPT, em 2015
AMGRoller Compozito

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny
Outros artigos do dia