O capitão faz anos

O capitão faz anos

É dia de meias-finais no Campeonato da Europa e no seio da selecção sobra pouco tempo para pensar em algo mais do que no 21º título europeu. Se esse objectivo se concretizar, o primeiro a levantar um título europeu depois de Pedro Alves em 1998, será João Rodrigues, que esta sexta-feira completa 26 anos.

João Rodrigues assumiu para este Europeu a braçadeira de capitão apesar do regresso de Reinaldo Ventura. Aquele que foi capitão até 2012 entendeu que neste Campeonato da Europa devia ser "apenas" mais um a ajudar e que a braçadeira deveria ter novo dono.

Coisas de capitão, com Jordi Bargalló
Coisas de capitão, com Jordi Bargalló

O avançado da Selecção Nacional e do Benfica até começou noutro hóquei, em campo, mas não resistiu ao apelo dos patins em Paço de Arcos. Não tardou a emergir como uma promessa e até ser certeza foi um pequeno passo. Chegou ao Benfica ainda com idade júnior, mas já para jogar na equipa principal.

O capitão já conquistou o Europeu de Sub-17 e Sub-20. Falta o de seniores...

Internacional desde tenra idade, teve sempre veia goleadora, primeiro mais recuado e a fazer uso de uma temível meia-distância e, mais tarde, a dominar o espaço na área adversária.

Como Sub-17, João Rodrigues conta 17 golos em 12 internacionalizações e em Sub-20 elevou a fasquia: 32 golos nas 18 vezes que vestiu a camisola das quinas.

Estreia em grandes competições foi em Paredes, com 22 anos
Estreia em grandes competições foi em Paredes, com 22 anos

Chegou às grandes competições pela selecção principal no Europeu de Paredes em 2012 (tinha estado em Montreux em 2011), para não mais deixar de merecer a confiança dos seleccionadores nacionais. À entrada para o Europeu que este ano se disputa em Oliveira de Azeméis, já contava 42 internacionalizações "A", com 52 golos apontados. E já somou mais oito, cinco deles em véspera de aniversário, frente a Inglaterra.

A irmã de João, Raquel Rodrigues, é também internacional (com 7 golos em 10 internacionalizações) e está também esta sexta-feira de parabéns. Completa 29 anos.

No seu currículo a nível da Selecção, João Rodrigues conquistou três Taças das Nações com a selecção principal e os Campeonatos da Europa de Sub-17 (Quimper, 2005) e Sub-20 (Hamm, 2008).

AMGRoller

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny
Outros artigos do dia