Equipas 'B' são casamento para a vida?

Equipas 'B' são casamento para a vida?

A não inscrição da equipa "B" do Óquei de Barcelos no Nacional da II Divisão tem suscitado algumas questões em torno do Regulamento Geral do Hóquei em Patins da Federação de Patinagem de Portugal (FPP), em vigor desde Agosto de 2014.

Barcelos
Barcelos "B" triunfou na III em 2014/15

De facto, no artigo 81º ("Não participação ou desistência de competições do Hóquei em Patins"), pode ler-se no ponto 1 que "Os Clubes que comunicarem à FPP (...) a sua intenção em não participar nas provas oficiais para que se haviam classificado, serão punidos..." e que, para a II Divisão, onde a equipa "B" do Barcelos se perfilaria, a punição passa (conforme descrito no ponto 1.1 do mesmo artigo) pela "Suspensão de toda actividade na categoria de Seniores Masculinos, na época em questão" (no caso 2016/17) e "Despromoção à Terceira Divisão de Seniores Masculinos, na época seguinte" (2017/18).

Poderá tal justificar punição ao Óquei Clube de Barcelos? A FPP remete a discussão do assunto para a próxima reunião de Direcção, que terá lugar a 24 de Agosto, data para que está agendado também o sorteio do Nacional da III Divisão.

O Óquei de Barcelos foi quinto no último Nacional da I Divisão e é o detentor da Taça CERS. Para a próxima temporada já garantiu Álvaro Morais ("Alvarinho", cedido pelo Porto) e Rúben Sousa (ex-Braga).

Mais do que um casamento

As equipas "B" foram uma medida da FPP lançada na temporada 2012/13, a que inicialmente apenas o Mealhada aderiu. O sucesso do Benfica "B" (campeão nacional da III Divisão em 2013/14) e do Barcelos "B" (a suceder aos encarnados em 2014/15) deram o mote para rumores de que estas "segundas equipas", devotadas aos Sub-23 e com o intuito de ajudar na transição de Sub-20 a sénior, seriam igualmente adoptadas pelo FC Porto (projecto já oficializado) e Sporting CP.

João Guimarães e Vieirinha são dois dos jogadores que beneficiaram de mais competição com a equipa
João Guimarães e Vieirinha são dois dos jogadores que beneficiaram de mais competição com a equipa "B"

Mas, pelo regulamento, o preço a pagar por este investimento na formação é alto.

À letra da "lei" que muitos defendem, se uma equipa pretender terminar a sua equipa "B" só tem uma forma de o conseguir sem punição. No artigo 36º A ("Equipas 'B' – Inscrição e participação em Competições Nacionais"), no ponto 7, pode ler-se que "No caso da equipa principal descer à divisão mais baixa cessará a participação da equipa 'B'". Ou seja, a equipa principal teria de descer à III Divisão para que a equipa "B" ficasse extinta. Na prática, não havendo punição formal, haveria uma clara "punição" desportiva.

Benfica
Benfica "B" foi campeão em 2014, com Diogo Neves (na próxima temporada no Bassano) e muitos jogadores que entretanto já deram o "salto" para a I Divisão

Precedentes

A favor do Óquei de Barcelos estão três precedentes. Mealhada e Juv. Pacense em 2014/15 e Póvoa em 2015/16 não tiveram qualquer punição desportiva pela não inscrição das suas equipas na III Divisão. Tal, pelo regulamento, obrigaria à "suspensão de toda actividade na categoria de Seniores Masculinos, na época em questão" mas não foi o que se verificou, com as respectivas equipas principais a iniciarem (e a terminarem) a época (todas na II Divisão).

Entender-se-á para tal o regime excepcional das equipas "B", mas o artigo 36°A, que o consagra, não aborda o fim destas equipas. Ainda que na generalidade esteja previsto (com punição), a omissão no particular "abre a porta" a que a FPP possa deliberar sem prejuízo dos clubes.

#ERRAT ERRATA: Os casos de Mealhada, Juventude Pacense e Póvoa não servem como precedente dado que as equipas "B" disputavam a III Divisão, de inscrição facultativa. Já a II Divisão - em que o Barcelos "B" competiria - é de inscrição obrigatória.

Em 2015/16, tiveram equipas "B" Benfica e Barcelos (na II Divisão) e Infante Sagres e CART (na III Divisão). Para a temporada que se avizinha, as inscrições para a III Divisão decorrem até 19 de Agosto e só nesse dia haverá total certeza sobre que clubes optaram por este "casamento" em prol da formação.

AMGRoller Compozito

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny
Outros artigos do dia