Arrancou o 35º Europeu de Sub-17
Fotos: Luis Velasco HeviaArrancou este domingo em Mieres o 35° Campeonato da Europa de Sub-17.
Portugal folgou no primeiro dia e viu os favoritos vencerem as suas partidas. No grupo de Portugal (grupo A), a Itália venceu Andorra por 7-2 e a Alemanha bateu a Áustria por 8-1, enquanto, no grupo B, a Suíça venceu Israel por 10-3 com um "poker" de Jannis Fussen e a Espanha destroçou a Inglaterra por 15-1.
Afastada do título desde 2012, a Espanha procura o seu 17º título com uma aposta clara na escola do Arenys de Munt, que impressionou e venceu nas duas últimas edições da Eurockey Cup de Sub-15. Representado pelos guarda-redes Arnau Anglas e Gerard Pérez e os jogadores Aleix Domenech, Alex Joseph e Miquel Grau (que combinaram sete dos 15 golos espanhóis), o Arenys de Munt e a Espanha terá noutra escola de clube a sua maior opositora.
Por Portugal, campeão em título e com 13 conquistas no currículo, o Valongo, base das conquistas da AP Porto nos dois últimos Inter-Regiões, mereceu a chamada de seis jogadores por Nuno Ferrão - Carlos Ramos, Diogo Abreu, João Pereira, Miguel Moura, Tiago Freitas e Xavier Pinho - a que se juntam Hugo Santos (Sanjoanense), Alejandro Edo (Porto), João Maló (Benfica) e José Tiago (Sporting).
Para além dos 16 títulos espanhóis e dos 13 portugueses, há seis títulos italianos no historial dos Europeus de Sub-17. A selecção orientada por Tommaso Collamaria sagrou-se campeã em 2014.
Portugal estreia-se esta segunda-feira frente a Andorra, às 18h portuguesas, no pavilhão asturiano Visiola Rollan. A abrir a jornada, a Itália defronta a Alemanha no outro jogo do grupo dos portugueses, enquanto no Grupo B a França defronta Israel e a anfitriã Espanha mede forças com a Suíça.
Todos os encontros deste Campeonato da Europa têm transmissão no canal YouTube do CERH.
Domingo, 4 de Setembro de 2016, 23h08