Portugal e Espanha na final

Portugal e Espanha na final
Fotos: Luis Velasco Hevia

Portugal e Espanha são os finalistas do 35º Campeonato da Europa de Sub-17.

Foi assim no Europeu de Sub-17 em 2015 e será assim em 2016, como aconteceu em muitos momentos ao longo da história do Hóquei em Patins. Portugal e Espanha encontram-se mais uma vez no encontro decisivo e, desta vez, não pode haver empate como no último ano, em que - num campeonato puro de todos-contra-todos - a divisão de pontos bastou aos pupilos de Nuno Ferrão para assegurar o título.

Portugal tem 13 títulos europeus de Sub-17, e é o campeão em título. A Espanha já conquistou a Europa neste escalão em 16 ocasiões..

Nas meias-finais, Portugal foi o último a entrar em rinque. Pela frente uma selecção gaulesa que tinha complicado a vida aos espanhóis na fase de grupos (perdeu por 2-4), mas que nunca fez perigar o apuramento de Portugal.

O nulo durou pouco mais de oito minutos, até que Hugo Santos abriu as "hostilidades". E, minuto e meio volvido, o prodigio da Sanjoanense ampliou para dois golos de vantagem. Miguel Moura fez o terceiro a sete minutos do intervalo.

Hugo Santos voltou a estar em destaque, com mais um hat-trick
Hugo Santos voltou a estar em destaque, com mais um hat-trick

Com uma vantagem de três golos no reatamento, era impossível aos portugueses não pensarem já na final. Aproveitou a França, que reduziu, mas apenas para despertar o cinco português. Hugo Santos respondeu com o 4-1 e estancou a reacção da equipa de Fabien Savreux. João Maló, no último minuto, confirmou a vitória portuguesa com o 5-1 final.

Espanha

A Espanha também não sentiu dificuldades de maior frente à Alemanha. Ao intervalo já vencia por 4-0 e terminou com uma vitória por 6-1, garantindo a presença na final. Miquel Grau marcou por três vezes, Aleix Domenech bisou e Alejandro Joseph fez o outro golo da equipa de Ivan Sanz.

Pol Manrubia, do Barcelona, é o capitão espanhol
Pol Manrubia, do Barcelona, é o capitão espanhol

A Espanha, que não vence o Europeu de Sub-17 desde 2012, chega à final como o melhor ataque, com 51 golos marcados contra 43 conseguidos por Portugal. No capítulo defensivo, as selecções ibéricas dividem o protagonismo, tendo sofrido apenas seis golos cada.

A final está agendada para as 20h de Portugal continental e terá transmissão em directo por streaming no canal de YouTube do CERH.

AMGRoller Compozito

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny
Outros artigos do dia