Supertaça aproximou TVI24 da RTP1

Supertaça aproximou TVI24 da RTP1

Que o Hóquei em Patins é garante de audiências já ninguém tem dúvidas. E a aposta da TVI em passar os jogos na TVI24 tem tido resultados impressionantes.

Há cerca de uma semana, a decisão da Supertaça transmitida entre as 20h20 e as 22h25 foi o expoente máximo do canal, pulverizando os valores máximos de outros dias.

Dominador no canal

Analisando o bloco de 15 minutos mais visto em cada um dos dias da última semana (a título de exemplo), o bloco mais visto de sábado - entre as 21h45 e as 22h - foi visto por 224 mil telespectadores distintos, mais de 70 mil acima do máximo de qualquer outro bloco de qualquer outro dia.

O jogo em que o Porto venceu o Benfica por 13-7 destaca-se ainda mais ao longo do dia de sábado na programação do canal de cariz noticioso. As cinco meias horas entre as 20h e as 22h30 foram as cinco meias horas mais vistas do dia.

A morder os calcanhares ao "Primeiro"

Sem competição possível com os lideres de mercado SIC e TVI, a "guerra" da TVI24 com os quatro canais totalmente abertos tem de se resumir aos canais de participação estatal. Se com a RTP2 poderão acontecer períodos de alternância, muito determinados pelas transmissões desportivas, os números da RTP1 - o "Primeiro Canal" - são difíceis de alcançar. Mas o Hóquei em Patins encurta distâncias.

A transmissão da TVI24 teve uma média de 166 mil telespectadores, 178 mil entre o apito inicial e o apito final. Foi sempre em crescendo até ao intervalo (21h11), em que registou uma queda abrupta (também marcado por um 7-2 desnivelado), mas voltou a subir na segunda parte até culminar no apito final.

No derradeiro minuto de jogo, entre as 22h10 e as 22h11, a TVI24 ficou a menos de 27 mil espectadores da RTP1. Se o número ainda assusta, será relevante verificar que, meia-hora antes do apito inicial da Supertaça, a diferença entre os dois canais se cifrava nos 450 mil... e pouco depois do final já voltava aos 200 mil de diferença.

Poderá este aproximar justificar-se pela programação da RTP1? De forma alguma. Entre as 20h e as 22h30, a RTP1 transmitiu o "Telejornal", "Linha da Frente", "Notícias do Meu País" e "Donos Disto Tudo", quatro dos oito programas mais vistos do dia do canal...

Arranca o Campeonato

O Campeonato Nacional da I Divisão é agora a aposta forte do canal de Queluz e as transmissões arrancam este fim-de-semana, com a realização da 1ª jornada.

O primeiro jogo do Campeonato a granjear honras de transmissão televisiva será aquele que coloca frente-a-frente os dois últimos campeões nacionais: Benfica e Valongo. O embate está agendado para as 17h deste sábado, com narração de Bruno Ferreira e comentários de Vítor Bruno.

Jogo entre Benfica e Valongo é o primeiro da TVI24 para o Campeonato.
Jogo entre Benfica e Valongo é o primeiro da TVI24 para o Campeonato.

A transmissão, em simultaneo com a da BTV, irá acontecer num período do dia/fim-de-semana em que o desporto, com o "Desporto 2", já obteve excelentes resultados. Este sábado, na hora do jogo entre jornada inaugural do Campeonato, a RTP2 transmite o "Desporto 2" e o jogo entre Portugal e Irão (apuramento dos 3º e 4º lugar do Mundial de futsal), enquanto a RTP1 devota tempo ao entretenimento popular e actualidade regional com os programas "Agora Nós" e "Portugal em Directo", a SIC passa cinema de animação com "Os 101 Dálmatas" e "Gru, O Maldisposto 2" e a TVI passa o programa de entretenimento "Pequenos Gigantes" e o compacto da telenovela "Santa Bárbara".

AMGRoller Compozito

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny
Outros artigos do dia