Os 10 para 'atacar' o penta

Os 10 para 'atacar' o penta

A Federação de Patinagem de Portugal oficializou este sábado os 10 que irão com Luís Duarte à Suíça em busca do 'penta' Europeu de Sub-20.

Finda a primeira semana de estágio, que decorreu em Ponte de Lima, o seleccionador nacional dispensou o guarda-redes Bernardo Mendes (Valongo) e Manuel Coimbra (Sporting) do lote inicial de 12, ficando assim definidos os 10 que vão a Pully.

Campeões do Mundo em 2015, Gonçalo Nunes, Pedro Batista e Gonçalo Pinto voltam a juntar-se para atacar o Europeu
Campeões do Mundo em 2015, Gonçalo Nunes, Pedro Batista e Gonçalo Pinto voltam a juntar-se para atacar o Europeu

António Trabulo e Carlos Loureiro (Braga), Diogo Brandão, Gonçalo Nunes, Gonçalo Conceição, Rafael Lourenço e Tomás Moreira (Sporting), Gonçalo Pinto e Pedro Batista (Benfica) e Tiago Rodrigues (Oliveirense) são os escolhidos para tentar o feito inédito no historial português do penta, já conseguido pela Espanha entre 1995 e 1999, numa altura em que a prova era anual.

Esta será a 50ª edição do Europeu de Sub-20. A Espanha sagrou-se campeã 23 vezes, Portugal 18 e a Itália oito.

Entre os convocados, destaca-se o contingente leonino, com cinco jogadores, entre os quais se conta Gonçalo Nunes. O jogador que esta época reforçou os leões e é opção na equipa principal é um dos quatro campeões do Mundo de 2015 - com Gonçalo Pinto, Pedro Batista e Tiago Rodrigues - que agora procuram o título europeu. De relevar também a presença de António Trabulo, que ainda o ano passado se sagrou campeão europeu... de Sub-17.

António Trabulo é o representante dos campeões da Europa de 2015... em Sub-17
António Trabulo é o representante dos campeões da Europa de 2015... em Sub-17

Preparação

Depois de uma primeira semana em Ponte de Lima, a preparação para o Campeonato da Europa vai prosseguir no Luso já a partir desta segunda-feira e durante duas semanas.

Em Sub-20, Portugal é bicampeão do Mundo e tetracampeão da Europa. O título continental não foge aos portugueses desde 2008.

Em Ponte de Lima, a Selecção Nacional empatou com o Famalicense (2-2) e venceu o Limianos (9-2), tendo agendados embates com Académico de Cambra (11 de Outubro), Sanjoanense (13 de Outubro), Académica de Coimbra (17 de Outubro), Académica de Espinho (18 de Outubro) e Mealhada (19 de Outubro).

Europeu

A 50ª edição do Campeonato da Europa de Sub-20 realiza-se em Pully, na Suíça, perto de Lausanne. Marcam presença oito selecções, divididas na primeira fase em dois grupos. Portugal integra o grupo A com Inglaterra (que defronta a 24 de Outubro), Itália (25 de Outubro) e Andorra (26 de Outubro). O grupo B conta com Suíça, Alemanha, França e Espanha.

Sem folga, segue-se a fase final, que culmina a 29 de Outubro, com a final agendada para as 19h30 portuguesas.

AMGRoller Compozito

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny
Outros artigos do dia