Petição pelo Dia Nacional do Hóquei em Patins

Petição pelo Dia Nacional do Hóquei em Patins

Completaram-se esta semana 70 anos sobre o primeiro título de Campeão do Mundo conquistado por Portugal.

Foi o primeiro grande feito de uma modalidade em que os grandes feitos dos portugueses se tornariam uma tradição.

Em Lisboa, no então Palácio dos Desportos, Portugal foi campeão a 22 de Maio, sem jogar. A Itália venceu a Inglaterra por 4-3 e entregou o título aos portugueses que, depois da folga, a 23 de Maio, selariam a conquista com o sexto triunfo em outros tantos jogos.

Portugal venceu a Suíça por 5-2, a França por 7-1, a Itália por 3-2, a Espanha por 2-1, a futura vice-campeã Bélgica por 7-2 e fechou com a cessante campeã, Inglaterra, por 3-0.

Destaque nas capas dos jornais já foi recorrente
Destaque nas capas dos jornais já foi recorrente

Num Palácio dos Desportos que encheu em todos os dias do Mundial, às ordens do seleccionador José Prazeres, levantaram o título os guarda-redes Cipriano dos Santos e Emídio Pinto, Olivério Serpa, Sidónio Serpa, Correia dos Santos, Jesus Correia, Álvaro Lopes e António Manuel Soares.

Para celebrar esta data, e fundamentalmente uma modalidade que tanto já deu - e tanto tem para dar - a Portugal, o HóqueiPT lança uma petição que visa levar à Assembleia da República a possibilidade de instituição do Dia Nacional do Hóquei em Patins, propondo a data de 23 de Maio, dia em que, em 1947, Portugal viveu pela primeira vez na sua História como campeão do Mundo.

Os subscritores devem indicar o nome completo e o número do cartão de cidadão, sendo que a subscrição por 1000 cidadãos obriga à audição dos peticionários e que por um mínimo de 4000 terá de ser agendada para apreciação em Plenário da Assembleia da República.

AMGRoller Compozito

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny
Outros artigos do dia