Juventude de Viana subiu um degrau

Juventude de Viana subiu um degrau

Duas vitórias depois de uma derrota no jogo inaugural garantiram à Juventude de Viana o quinto lugar na segunda edição da Elite Cup.

A equipa orientada por Renato Garrido, agora coadjuvado por Edo Bosch, teve estreia complicada contra uma Oliveirense que já apontava à Taça Continental.

Jorge Correia foi dono da baliza na Elite Cup
Jorge Correia foi dono da baliza na Elite Cup

Num início de jogo repartido, a Oliveirense inaugurou o marcador à passagem do quarto-de-hora, mas os vianenses não perderam o sentido de jogo. Jorge Correia, dono da baliza da equipa minhota com Paulo Mato no banco, evitou que os vice-campeões europeus dilatassem ao negar um livre directo a Jepi Selva e, a três minutos e meio do intervalo, a Juventude de Viana chegaria mesmo ao empate, com Francisco Silva a marcar na recarga a uma grande penalidade. Não faltava muito para o intervalo, mas a equipa consentiria dois golos a Pablo Cancela, indo para o descanso a perder 3-1.

Renato Garrido, com Edo Bosch como adjunto
Renato Garrido, com Edo Bosch como adjunto

A Juventude de Viana sofrera no final da primeira parte e voltou a sofrer logo no início da segunda, permitindo o 4-1 e ficando irremediavelmente afastada da discussão do resultado. Aos 11 minutos, o 5-1 para a Oliveirense confirmava a "sentença". A Juventude respondeu quase de imediato, com o reforço Emanuel Garcia a reduzir de livre directo para o 5-2 mas a partida não veria mais golos, ficando apenas o evitar do avolumar em mais uma intervenção de Jorge Correia, a negar o golo de grande penalidade a Jordi Bargalló.

Francisco Silva foi aposta para as grandes penalidades
Francisco Silva foi aposta para as grandes penalidades

No caminho para o quinto lugar, a Juventude de Viana defrontou depois um Valongo que estivera à beira de afastar o Benfica nos quartos-de-final.

E, com os valonguenses a darem novamente boa conta de si, a equipa de Viana venceria com um golo solitário, também muito por ineficácia nas bolas paradas. Valongo e Juventude de Viana desperdiçaram uma grande penalidade e um livre directo cada, apesar de Renato Garrido manter as escolhas da véspera (Francisco Silva para a grande penalidade e Emanuel Garcia para o livre directo) que tinham redundado em golo.

Valeu o golo de Emanuel Garcia aos seis minutos da segunda parte, com a mais experiente equipa de Viana a controlar a irreverência de Valongo, onde agora actua o ex-vianense Diogo Fernandes e de onde, em sentido contrário, saiu João Ramalho para reforçar o conjunto minhoto.

De regresso a Portugal, Emanuel Garcia marcou nos três jogos
De regresso a Portugal, Emanuel Garcia marcou nos três jogos

Na partida de atribuição dos quinto e sexto lugares, a Juventude de Viana entrou praticamente a perder, com um golo com meio minuto jogado. Já com outras derrotas na pré-temporada frente aos barcelenses, impunha-se uma resposta e os vianenses souberam dá-la.

A equipa conseguiu dar a volta ainda antes do intervalo, com golos de Francisco Silva e João Ramalho, este num belo gesto técnico e já na recta final da primeira parte.

O reforço João Ramalho
O reforço João Ramalho

Na segunda parte, reinou a ineficácia nas bolas paradas. Tó Silva viu o azul, mas Jorge Correia evitou o golo de João Almeida no correspondente livre directo e negaria mais tarde também o golo a Zé Pedro, na décima falta da equipa vianense. Do outro lado, também era o guarda-redes que brilhava. Ricardo Silva não evitou que Emanuel Garcia fizesse o 1-3, mas apenas no segundo livre directo de que dispôs. E, não faltando outras soberanas oportunidades, a Juventude de Viana "esbarrou" no guarda-redes barcelense, ficando a dever a si própria um resultado mais avolumado. André Azevedo falhou um livre directo e uma grande penalidade e Emanuel Garcia um outro livre directo...

Aniversariante, Tó Silva completou 41 anos no derradeiro dia da Elite Cup
Aniversariante, Tó Silva completou 41 anos no derradeiro dia da Elite Cup

Depois de melhorar na Elite Cup o sexto lugar do ano passado, por troca com o Óquei de Barcelos, a Juventude de Viana estreia-se este sábado em Paço de Arcos para o Nacional da I Divisão.

AMGRoller Compozito

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny
Outros artigos do dia